14 a 21 de outubro de 1999
Home
Home
Semana
Diversão e Arte
Outras Edições
Fale Conosco
Assine
Assine
Assine
Assine
Assine
Busca

Leia também:

Televisão

Flora Encantada
Sandy & Junior
A verdade cruel


Cinema

Céu de outubro
Mauá - O Imperador e o Rei
Plunkett & Macleane
Leon Cakoff: louco por cinema


Teatro

Últimas luas


Música

Isopor
Estopim
Temporada de cameratas
Renato Russo, o mito

Pure Passion
Things Fall Apart


Livros

Ivan Vê o Mundo
Will Eisner no Brasil


Exposição

Warhol
Homenagem a Orietta del Solle


Internet

MoMA
MTV


Cinema - Aventura

Plunkett & Macleane
Inspirados - mas não muito - em Robin Hood, dois amigos vivem de roubar os ricos e arrebatar corações

Neusa Barbosa

Foto: REPRODUÇÃO

Robin Hood, o ladrão romântico do século XIII, com certeza deve ter inspirado Will Plunkett (Robert Carlyle) e o capitão James Macleane (Jonny Lee Miller). Mas esses dois pistoleiros de bons modos que roubam dos ricos na Inglaterra de 1740 não têm, ao contrário de Hood, nenhuma intenção de dividir o fruto de sua pilhagem com qualquer outro pobre, além deles mesmos. A dupla está no centro da aventura Plunkett & Macleane, que reúne novamente Carlyle e Miller, que contracenaram juntos no sucesso Trainspotting (1995).

Como naquele filme, uma trilha roqueira moderna conduz o clima, sem importar seu contraste com cenários e figurinos do século XVIII. O público verá dentro de espartilho e vestido longo até mesmo a musa Liv Tyler (Beleza Roubada, 1995), na pele de Rebecca, uma impetuosa nobre que cai de amores pelo assaltante de fala mais macia, Macleane, procurando escapar do destino limitado das mulheres de sua época, que lhe aponta uma possível aliança com um policial bruto e poderoso (Ken Stott, Cova Rasa, 1994).

Quem não se importar com esta liberdade no trato da História deverá se divertir e muito com este trabalho de estréia do diretor Jake Scott, que acumula experiência anterior em comerciais e vídeos musicais - também nesse detalhe, aliás, seguindo os passos de parentes famosos: o pai, Ridley Scott (Blade Runner, 1982), e o tio, Tony Scott (Top Gun, 1986).
Selo Scott de qualidade

Boletim Assine Fale Conosco Outras edições Home Boletim Assine Fale conosco Outras edições Home