06 de setembro de 1999

Leia também:

Televisão

Mulher
Ione
Globo no mundo
SBT Repórter
Resposta MTV
Jornal do Nenê


Cinema

De Olhos Bem Fechados
Um Plano Simples

Wing Comander - A Batalha Final
Câmera Virtual


Música

Na Pressão
"Eu sou brega, sim"
Belas e Feras


Teatro

Benguelê - Sete ou Oito Peças para um Ballet


Livros

Queimando Tudo
Parques Nacionais Brasil
Achados da Geração Perdida
Com Todas as Letras - O Português Simplificado


Internet

Casseta & Planeta
Princesa Carola

 


Seriado

Carreira internacional
Seriado Mulher é campeão de audiência em alguns países da Europa

Edla van Steen

Não é difícil entender por que o seriado Mulher é campeão das noites de sábado em Portugal, com uma média de 14% da audiência, e nas noites de quinta-feira, na Rússia, só perde para a novela Anjo Mau, o programa de maior audiência da televisão russa. Diga-se o que se disser da série Mulher, é preciso antes elogiar a qualidade do texto, da direção e da interpretação.

Cada episódio aborda sempre histórias de duas médicas - as doutoras Martha (Eva Wilma) e Cris (Patrícia Pillar) -, de gerações diferentes e diversos conceitos sobre a profissão. Desenvolve ainda uma trama novelesca para tratar dos temas mais variados: parto, repressão sexual, AIDS, câncer, aborto, primeira relação sexual, droga, inseminação artificial, frigidez, síndrome de Down, eutanásia. Sem querer ser didático, insere com inteligência e sensibilidade assuntos que os espectadores não têm coragem de trazer para o centro das conversas familiares. Deve produzir efeito muito positivo em cidades sem hospitais e com parcos recursos médicos. Por isso, o seriado Mulher deve o êxito, em grande parte, de seus mais de 40 episódios apresentados até agora, aos autores Antonio Calmon (criador), Euclydes Marinho, Álvaro Ramos, Doc Comparato, Geraldo Carneiro e Maria Adelaide Amaral.

Eva Wilma defende com garra e verossimilhança a chefe da clínica para mulheres, às vésperas da aposentadoria e do momento de escolher a substituta, a doutora Cris, igualmente bem interpretada por Patrícia Pillar. Atores consagrados, como Vera Fischer, Christiane Torloni e Gianfrancesco Guarnieri, protagonizaram as histórias, emprestando categoria aos personagens vividos. Por conta do sucesso na tevê portuguesa, Eva Wilma foi convidada para estrelar uma peça em Lisboa. Mulher também começou a ser transmitido recentemente na Eslovênia e no Canadá e acaba de ser vendido para uma tevê a cabo do interior da França.

Globo (Terça, 22h30)