06 de setembro de 1999

Leia também:

Televisão

Mulher
Ione
Globo no mundo
SBT Repórter
Resposta MTV
Jornal do Nenê


Cinema

De Olhos Bem Fechados
Um Plano Simples

Wing Comander - A Batalha Final
Câmera Virtual


Música

Na Pressão
"Eu sou brega, sim"
Belas e Feras


Teatro

Benguelê - Sete ou Oito Peças para um Ballet


Livros

Queimando Tudo
Parques Nacionais Brasil
Achados da Geração Perdida
Com Todas as Letras - O Português Simplificado


Internet

Casseta & Planeta
Princesa Carola

 


Música

José Augusto
O cantor assume seu lado Brega, dispara críticas à cerimônia de entrega dos prêmios da MTV Brasil e a João Gilberto, guardando seus elogios para Roberto Carlos e os Mamonas

Após 26 anos de carreira - com mais de 15 milhões de discos vendidos no Brasil e no mundo -, o cantor e compositor romântico José Augusto lança seu primeiro disco ao vivo, José Augusto ao Vivo, com o melhor de seu repertório e várias canções de amor.

Os românticos muitas vezes ganham o título de brega. Você se considera brega?
Eu não sei o que é mais brega: o Zé Augusto ou a entrega de prêmios da MTV, que eu achei podre de brega. Acho o João Gordo ridículo.

O que é brega para você?
Se falar de amor é brega, eu sou brega, o Roberto Carlos é, os Beatles, Elvis, Jesus... Eu fui o único brasileiro a ganhar o prêmio Olé, da Espanha. Olha que chique! Não é brega, é chique.

Você gostaria de ter um clipe na MTV?
Não dependo da MTV brasileira, sou executado na MTV latina. Não gosto de preconceito. Não vejo graça nas pessoas endeusarem João Gilberto, que tem um ou dois sucessos, e desprezarem o trabalho do Roberto Carlos, que faz sucesso há 35 anos.

Você guarda mágoas da imprensa brasileira?
A mídia não se interessa por mim, apesar dos 5 milhões de discos vendidos fora do País. É que eu não sou bicha, nem drogado. Sou apenas um cantor latino-americano.

Você gosta do rock nacional?
Os Mamonas faziam um rock inteligente e comunicativo. "Sabão Crá Crá", para mim, é coisa de gênio, como "Ciranda, Cirandinha" e "Atirei o Pau no Gato".

por Ramiro Zwetsch