ISTOÉ - Independente
   
  EDIÇÃO ATUAL
  EDIÇÕES ANTERIORES
  ESPECIAIS
   
   
  CAPA
  REPORTAGENS
  CIÊNCIA & TECNOLOGIA
  BRASIL
  COMPORTAMENTO
  MEDICINA & BEM ESTAR
  MEIO AMBIENTE
  ECONOMIA E NEGÓCIOS
  CULTURA
  COLUNISTAS
   
   
  EDITORIAL
  ENTREVISTA
  A SEMANA
  GENTE
  EM CARTAZ
  OPINIÃO & IDÉIAS
  SEU BOLSO
  BASTIDORES
   
   
  FALE CONOSCO
  EXPEDIENTE
  ANUNCIE
  ASSINE ISTOÉ
  LOJA 3
   
   
 



Capa  
Imprimir
 
Uma dieta feita só pra você
Duas novas áreas da nutrição estudam como o perfil genético de cada pessoa influencia no aproveitamento dos alimentos. As informações serão usadas para criar cardápios personalizados

CILENE PEREIRA

O exemplo mais claro dessa verdade obtido até agora foi a descoberta da diferença de atuação dos ácidos ômega-3 e ômega-6. Presentes em nozes, óleos vegetais e peixes, como a sardinha, as substâncias têm sido saudadas como fortes aliadas da saúde cardiovascular. E de fato são. Porém, não para todos, como mostrou um estudo do pesquisador Ordovas. No trabalho, ele analisou as respostas de 755 homens e 822 mulheres ao consumo dos compostos. "Até este estudo, acreditava-se que todos que adotassem uma dieta rica em ômega-3 e 6 aumentariam os níveis do bom colesterol", afirma a bióloga Lucia Ribeiro, coordenadora da Rede Brasileira de Nutrigenômica. "Mas, depois dos resultados, viu-se que não é bem assim." De fato, Ordovas observou que mulheres portadoras de uma variação no gene APOA1 podem ter uma resposta oposta. Ou seja, nelas, em vez de o bom colesterol ser elevado com a ingestão dos ácidos, ele despenca.

No Instituto de Ciências Biomédicas da USP, em São Paulo, outro trabalho indica mais uma conclusão interessante a esse respeito. O grupo coordenado pelos cientistas Rui Curi e Renata Gorjão descobriu que o DHA e o EPA, dois ácidos graxos da família dos ômega-3, têm atuação diferente em relação à inflamação. "Nos experimentos, o EPA reduziu a expressão de proteínas associadas às respostas imunitárias e inflamatórias. O DHA, por sua vez, não teve o efeito esperado ou até elevou a ação dessas proteínas", diz Curi.

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | Próxima >>
 

29/8/2008


 
Receba as informações de Isto É semanalmente em seu e-mail:
 
 
 
 
 
 




 
 
 
 
 
   
 
Imprimir

   
       

© Copyright 1996-2008 Editora Três
É proibida a reprodução total ou parcial deste website, em qualquer meio de comunicação, sem prévia autorização.

ContentStuff - Media Solutions