EDIÇÃO Nº 1687
 Capa
 Índice
 Exclusivo Online
 EDITORIAS
 A Semana
 Artes & Espetáculos
 Brasil
 Ciência & Tecnologia
 Comportamento
 Economia & Negócios
 Educação & Cidadania
 Entrevista
 Internacional
 Medicina & Bem-Estar
 Política
 Editorial
 Seções
 SERVIÇOS
 Edições Anteriores
 Biblioteca
 Fale Conosco
 Newsletter
 Assinaturas
 Publicidade
 Expediente
 
 Busca
 Procure outras matérias

 

 BRASIL
30/01/2002
Especial continua...

Faroeste político
Não importa escalão ou partido, líderes
são tombados em todos os cantos do País

Comente esta reportagem

Francisco Alves Filho

Antonio Esposito
Dorcelina A prefeita petista de Mundo Novo (MS) foi fuzilada na varanda de casa em frente aos filhos

Os assassinatos dos prefeitos petistas Celso Daniel (Santo André) e Antônio da Costa Santos (Campinas) são os novos casos no bangue-bangue da política. Nos últimos três anos, sete integrantes do PT foram assassinados. Um deles foi a prefeita Dorcelina Folador, da cidade de Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul. Ela foi morta com seis tiros na varanda de sua casa, na frente dos filhos, em outubro de 1999. Em sua gestão, Dorcelina denunciara o narcotráfico e tornara público o esquema de corrupção das administrações anteriores. Cinco acusados foram presos, mas o mandante teria sido Jusmar Martins, ex-secretário municipal de Fazenda do município.

Tribuna de Alagoas
Ceci Cunha A deputada tucana foi morta dentro de casa, em Alagoas: o suplente queria seu mandato

É extensa a lista de políticos vítimas de pistoleiros de Norte a Sul do País por contrariarem interesses econômicos ou políticos. Não há escalão que esteja a salvo, como se viu no assassinato do governador do Acre, Edmundo Pinto, em 1992, quando estava no Hotel Della Volpe, em São Paulo. Investigações indicam que Hildebrando Pascoal, o ex-deputado da serra elétrica, foi o mandante do crime. Pinto iria depor dias depois sobre denúncia de superfaturamento nas obras do Canal da Maternidade realizada com dinheiro do FGTS. “São forças adversárias da democracia que não sabem viver no estado de direito. É um drama vivido em todo o Brasil”, afirma Elizabeth Silveira, presidente do grupo Tortura Nunca Mais.

Comente esta reportagem

Leia mais nas próximas páginas:

Um dos Estados mais violentos é Alagoas

volta

 


Por Maurício Bernis
Quiromancia
Horóscopo chinês
Altar virtual
I-Ching
Cartomancia
Biscoito da sorte
Realejo virtual
Runas
Numerologia
Tarô Online
ENQUETE

Acirra-se a briga pela Presidência nas eleições de 2002. Qual desses pré-candidatos você elegeria presidente?

• Aécio Neves
• Anthony Garotinho
• Ciro Gomes
• Itamar Franco
• José Serra
• Lula
• Michel Temer
• Paulo Renato
• Pedro Simon
• Roseana Sarney
• Tasso Jereissati
• Nenhuma das anteriores
Vote aqui
FÓRUM

O assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, está longe de ser esclarecido. As suspeitas envolvem, inclusive, a principal testemunha, o empresário Sérgio Gomes da Silva. Você acha que foi crime político ou crime comum?

 
| DINHEIRO | ISTOÉ GENTE | PLANETA | ISTOÉ DIGITAL| EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE | AVISO LEGAL |
© Copyright 1996/2002 Editora Três