CAPA
 ÍNDICE
 Exclusivo Online
 REPORTAGENS
 MULTIMÍDIA
 FOTO DA SEMANA
 ENSAIOS
 FOTOGRÁFICOS
 ISTOÉ CONFERE
 ARTIGOS
 ESTAÇÃO DA LUZ
 BATE-PAPO ÍNTEGRAS
 Editorias
 ARTES & ESPETÁCULOS
 BRASIL
 CIÊNCIA & TECNOLOGIA
 COMPORTAMENTO
 ECONOMIA & NEGÓCIOS
 EDUCAÇÃO
 ENTREVISTA
 INTERNACIONAL
 MEDICINA & BEM-ESTAR
 POLÍTICA
 Seções
 A SEMANA
 CARTAS
 DATAS
 EDITORIAL
 EM CARTAZ
 FAX BRASÍLIA
 GENTE
 SÉCULO 21
 VIVA BEM
 Busca
  Procure outras matérias
EM CARTAZ

Discos


Foto: Divulgação

Bosco: luxo de ritmos, sons e sensações

Na esquina, com João Bosco (Sony Music) – Sempre poético e disposto a mesclar elementos sonoros refinados à linguagem popular, o cantor e compositor mineiro continua a dar passos cada vez mais largos nesta direção. Agora também dando sequência à profícua parceria com seu filho Francisco Bosco, iniciada em As mil e uma aldeias, de 1997. Produzido pelo ouvido luxuoso de Jaques Morelenbaum, a dupla singular conseguiu, por exemplo, compor com a mesma verve tanto um reggae erudito (Mama palavra) quanto a canção-título com referências à espiral erudito-folclórica de Villa-Lobos. Um banquete de ritmos, sons e sensações para serem curtidos devagarinho, apreciando cada instrumento e cada determinação nos versos e nas músicas. (A.R.)
Ouça sem parar

.............................................................................................

Teatro

Lisbela e o prisioneiro (Teatro Glória, Rio de Janeiro) – O diretor pernambucano Guel Arraes chega ao teatro demonstrando o mesmo brilho e criatividade que o consagraram na tevê, onde já realizou trabalhos de ourives como a série O auto da Compadecida. Guel escolheu o ótimo texto do conterrâneo Osman Lins e um afiadíssimo elenco para contar uma história de amor. Lisbela (Virgínia Cavendisch) é uma moça romântica, filha do delegado da cidade de Vitória de Santo Antão, que sonha com artistas de cinema. A poucos dias de se casar com um carioca metido a besta, apaixona-se pelo conquistador Leléu (Bruno Garcia) provocando, assim, um circo de fugas, enganos e perseguições. Cria do cinema e da televisão, Guel não abdicou totalmente da linguagem audiovisual. Separou o palco em dois planos e colocou uma tela translúcida na qual são projetadas cenas de filmes clássicos gerando um belo efeito cênico.
(C.M.)
Não perca

.............................................................................................

Fotografia

Brasil iluminado (Museu da Imagem e do Som, São Paulo) – Durante mais de 30 anos o fotógrafo catarinense Araquém Alcântara vem cruzando o País de Norte a Sul documentando os santuários ecológicos. Seu consagrado mapeamento da fauna, da flora e das belezas naturais brasileiras já rendeu nove livros, entre eles o recém-lançado Brasil iluminado (DBA, 192 págs., R$ 88). O acervo também deu origem a outra exposição de altíssimo nível, com 66 fotos produzidas desde 1973. Se nos trabalhos em preto-e-branco o fotógrafo consegue registros intensos e dramáticos, é nos coloridos, porém, que ele mostra a verdadeira força da sua arte. Pelas suas lentes vê-se um espetáculo de cores, luzes e sombras. Mais que um documento cultural, Alcântara proporciona um painel exuberante de uma natureza em festa.
(I.C.)
Não perca

.............................................................................................

Cinema

Kadosh – laços sagrados (em cartaz no Rio de Janeiro) – Amos Gitai, o cineasta israelense de maior projeção internacional, não tem medo de tocar em temas polêmicos de sua terra natal. Nesta fita produzida em 1999, Gitai acompanha o calvário de duas irmãs pertencentes a uma família judia ultra-ortodoxa. Riwka (Yael Abecassis) é obrigada a se separar do marido, Meir (Yoram Hattab), porque o casal não consegue ter filhos – uma falta grave na sua religião –, enquanto Malka (Meital Barda) renuncia ao amor de Yaakov (Sami Hori) por estar prometida a outro homem. Com duas histórias entrelaçadas e aparentemente simples, o diretor traça uma visão implacável da repressão sexual e social a que estão submetidas as mulheres judias ortodoxas, num filme que incomoda na mesma medida que emociona. (I.C.)
Não perca

 


 
ENQUETE 1

Eleições 2000
Quem vai ser o próximo prefeito de São Paulo?

 
Marta Suplicy
Paulo Maluf
Luíza Erundina
Geraldo Alckmin
Romeu Tuma
Fernando Collor
Marcos Cintra

ENQUETE 2

Ser bom pai é:

Estipular regras, alimentar e cuidar da educação dos filhos

Atender todos os desejos dos filhos

Ser companheiro e orientar os filhos, ouvindo suas opiniões

Não esconder suas falhas, mas impor limites

Levar os filhos na escola e brincar com eles

FÓRUM
Raí, o belo
Por que Raí é tão diferente dos outros jogadores de futebol?

» Outros fóruns


EDIÇÕES
ANTERIORES


ESPECIAIS

ASSINATURAS

EXPEDIENTE

PUBLICIDADE

FALE CONOSCO


ASSINE A
NEWSLETTER


| ISTOÉ ONLINE | DINHEIRO | ISTOÉ GENTE | PLANETA | ÁGUA NA BOCA | EDIÇÕES ANTERIORES | ESPECIAIS |
| ASSINE A NEWSLETTER | ASSINATURAS | EXPEDIENTE | FALE CONOSCO | PUBLICIDADE |
© Copyright 1996/2000 Editora Três