Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Especial

USABILIDADE
Embalando o produto

Usabilidade Com o conteúdo pronto, vamos partir para a segunda fase de um site voltado ao usuário. Agora teremos que preparar a “embalagem” dele e, para isso, contaremos com a ajuda do designer, junto com mais uma guerra. Como já foi dito acima, a parte principal da grande maioria dos sites é o conteúdo. Portanto, o design na web serve apenas como suporte para esse conteúdo ser exibido de forma que o usuário final o absorva. Salvo casos de portfólios artísticos ou sites com fins de experimentação, nessas situações pode acontecer do design ser a peça chave da página, e não o texto.

Os designers costumam brigar, mas todo os espaço visual de uma página deve converter ao seu conteúdo. Por isso, quando começar a desenhar os layouts do seu próximo site, reserve, pelo menos, 70% da área da tela para conteúdo. A criatividade do designer deve ser aplicada de modo que não atrapalhe certos padrões da rede.

No caso dos menus, tornou-se convenção a localização à esquerda da tela. Ao invés de querer reinventar a roda, a preocupação deveria ser como tornar esse menu mais atraente e não em deixar ele no meio apenas para ficar diferente. Isso é exatamente o que acontece no design tradicional. Existe centenas e centenas de modelos de cadeira, mas todas mantêm os traços básicos que caracterizam uma cadeira. O mesmo deveria acontecer no design para a Web.

E falando em design, caímos numa sub-briga da luta design vs. usabilidade: o uso de Flash. Enquanto toda a equipe de arte de um site ama utilizar Flash, os especialistas de usabilidade têm aversão ao programa. Mas o problema não é o Flash, e sim o que fazem dele.

A ferramenta de animação da Macromedia deve auxiliar o entendimento da página, ao invés de utilizá-la em animações desnecessárias que não agregam nada aos objetivos do internauta. Além disso, os usuários ainda não aprenderam a utilizar com desenvoltura a ferramenta de impressão da última versão do plug-in, isso acarreta sérios problemas ao conteúdo exibido nos movies .SWF. O expert em usabiliade Jakob Nielsen dedicou uma edição da sua coluna Alert Box inteiramente à discussão de como fazer o bom uso do Flash.

Caso alguém continue a achar que tudo isso é invenção de guru da internet, então é bom dar uma olhadinha no site feito pela própria Macromedia para tentar pôr ordem ao caos que os desenvolvedores deram à sua ferramenta. É um endereço com artigos, links, estudos de caso, espaço para discussões etc., tudo sobre como aplicar a usabilidade em projetos que envolvem Flash.

Assim como na etapa do conteúdo, a fase do design também tem sua recomendação básica: a simplicidade. Procure desenvolver layouts que privilegiem as informações oferecidas pelo site aos seus usuários, de modo que um complemente o outro. Lembre-se, simplifique o que puder ser simplificado, já que, para a usabilidade, elementos de página que não têm razão de ser, não devem existir.

Conteúdo embalado pelo design, agora chegou a hora de organizar toda esse produto dentro do site de uma maneira que possa ser encontrado facilmente pelas pessoas.

 Guia de leitura

  1. Início
  2. Colocando os pingos nos i's
  3. Organização, design e conteúdo
  4. Preparando a matriz do site
  5. Embalando o produto
  6. Fechando o pacote
  7. Áreas de atuação
  8. Bibliografia e sites recomendados

Volta para a capa | Volta para Especial




Fórum
Clique aqui e deixe a sua opinião sobre usabilidade


Compras

 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade