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USABILIDADE
Preparando a matriz do site

Usabilidade O conteúdo da página deve ser a menina dos olhos de qualquer site. Afinal, as pessoas acessam um site geralmente pelo seu conteúdo. Pense nos sites que você costuma visitar. Indiferente se é um site de astrologia ou sobre física quântica, o que você geralmente busca neles é o conteúdo.

Devido a essa importância, é justamente o conteúdo o tema mais polêmico na hora de discutir a usabilidade. A maioria dos especialistas defende que o texto deve ser o mais curto possível, ter o menor número de palavras por parágrafo e sem barras de rolagem. Esses autores não deixam de ter sua razão, já que tudo isso que afirmam tão categoricamente é baseado em anos de testes de usabilidade. Eles partem da premissa que o conforto do usuário está em primeiro lugar, e realmente textos mais curtos são mais agradáveis de ler perante o monitor. Porém, eles esquecem o fator interesse.

Uma parcela significativa dos internautas pode ter um grau de interesse extremamente maior que o grau de conforto, ou seja, se a pessoa está em busca de material para pesquisa, obviamente ela desejará textos mais longos e profundos possíveis.

Além do mais, seguindo à risca a lei do texto curto, os profissionais deixam de lado um dos melhores recursos da Web se comparado à mídia tradicional: espaço ilimitado. A maior decepção de um jornalista de redação é ver seu texto sendo podado para preencher o espaço pré-definido das páginas dos jornais. Na televisão a mesma coisa, cada minuto de TV é uma fortuna que precisa ser reservado, sempre que possível, aos anunciantes. Não seria um desperdício não aproveitar todo o espaço disponível na Web?

A resposta é sim e não. Da mesma forma que não podemos colocar textos extremamente longos, também não podemos colocar textos demasiado curtos. O segredo é encontrar o meio termo que agrade todos.

O público da Internet é tão variado e único que é praticamente impossível definir o que é o usuário padrão. Nossa audiência pode ser composta tanto por pessoas que acessam a Web para ler pequenas notas sobre o assunto do seu site, quanto por pesquisadores em busca de informações extensas sobre a empresa onde você trabalha. Como agradar a esses dois públicos e acertar a medida certa da usabilidade?

A resposta é simples, mas difícil de concretizar. O ideal é pegar esse conteúdo longo e quebrá-lo em pedaços lógicos de modo que os “apressadinhos” possam dar uma olhada na abertura do texto para saber do que se trata. Para quem quiser mais profundidade, existe a opção de clicar nos sublinks da matéria.

Por exemplo, temos um longo texto chamado “Minha Vida”. Lendo-o, podemos dividi-lo em três partes relacionadas: infância, adolescência e profissional. O redator poderia editar e começar com uma pequena introdução mostrando ao leitor o que ele irá encontrar no texto e, após isso, teríamos os links para as seções “infância”, “adolescência” e “profissional”. Deste jeito, o internauta que estiver interessado em tudo sobre “Minha Vida” partirá para as outras seções da página.

Além disso, fazemos o uso de uma das propriedades mais antigas da rede e ainda pouco aplicada: a hipertextualidade. Quantas vezes você não se deparou com textos longos que têm no final da página a indicação "página 1 de 10"? Estes padrões devem sem evitados, já que a internet é uma mídia não-linear, portanto não deve ser tratada com a linearidade de uma revista.

Mas como quase tudo na usabilidade, você irá descobrir que não existem normas estanques. Todas as sugestões para tornar um site mais acessível variam e cada caso é um caso. Porém, o que se deve aprender são as idéias básicas e aplicá-las ao seu site. No exemplo citado acima, não seria prático retalhar as idéias do texto em 50 partes. Da mesma forma, algumas vezes desejamos que nosso leitor siga uma seqüência de idéias, portanto não há como fugir 100% da linearidade.

Portanto, a regra geral da usabilidade no conteúdo é o bom senso. Existem ainda vários casos de como aplicar a usabilidade em textos, mas isso vai ficar para a biografia e sites recomendados no final deste artigo. Por agora, ficamos com a embalagem do conteúdo.

 Guia de leitura

  1. Início
  2. Colocando os pingos nos i's
  3. Organização, design e conteúdo
  4. Preparando a matriz do site
  5. Embalando o produto
  6. Fechando o pacote
  7. Áreas de atuação
  8. Bibliografia e sites recomendados

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