Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Especial

USABILIDADE
Colocando os pingos nos i's

Usabilidade "Usabilidade significa concentrar esforços para a facilidade do uso. Significa transformar a tarefa de alcançar uma meta simples, direta e o mais objetiva possível. Ela significa criar um sistema transparente que seja fácil de entender e operar instantaneamente. Usabilidade é pensar no usuário no início, no fim e sempre".

Esta definição de Chris McGregor, autor de Developing User-friendly Macromedia Flash Content, insiste em três palavras-chave que são a razão da existência da usabilidade: simplicidade, facilidade e usuário.

Todos sabem que um produto é criado para ser usado por alguém. Se esse alguém não sabe como usá-lo não há razão em criar tal produto. Uma maneira lógica de garantir que ele seja consumido pelas pessoas é projetá-lo de forma simples e fácil. Desta forma, qualquer internauta, do iniciante até o mais avançado, conseguirá realizar as tarefas para qual o objeto foi desenhado.

A mesma coisa deveria acontecer na internet, cada site tentando ser o mais útil possível dentro da sua especialidade. O exemplo mais comum é o buscador Google. Ele consegue ser o mais prático e simples possível na sua função de buscar. Não é à toa que ele é o quinto site mais acessado do mundo de acordo com o instituto de pesquisa Nielsen/NetRatings. Qualquer pessoa consegue acessá-lo sem os empecilhos de textos, banners ou qualquer outro elemento que atrapalhe o internauta em utilizar a ferramenta de busca. Por essa razão, a diretriz número 1 do site é "Foco no usuário e o resto virá sozinho".

Constatar que a grande maioria da internet não pensa como os criadores do Google poder ter sido a razão para Mark Hurst, no estudo The Dotcom Survival Guide, fazer a seguinte afirmação:

"A Web em 1994, utilizada principalmente por experts da informática, era simples e rápida, possuindo apenas texto e imagens. Hoje, com uma base de consumidores formada por novos usuários, a rede oferece uma sopa complicada de frames, Java, cookies, plug-ins, banners, bookmarks, servidores seguros e streaming media. Realmente há uma diferença entre o que a Internet oferece e o que o consumidor deseja. O consumidor quer simplicidade, mas a Web oferece complexidade. Consumidores querem serviços, mas a Web oferece tecnologia. Consumidores querem atingir seus objetivos e a Web oferece empecilhos".

 Guia de leitura

  1. Início
  2. Colocando os pingos nos i's
  3. Organização, design e conteúdo
  4. Preparando a matriz do site
  5. Embalando o produto
  6. Fechando o pacote
  7. Áreas de atuação
  8. Bibliografia e sites recomendados

Volta para a capa | Volta para Especial




Fórum
Clique aqui e deixe a sua opinião sobre usabilidade


Compras

 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade