Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » e-Business

Parlamentares dos EUA pedem punição para download de música

Segunda, 12 de agosto de 2002, 12h42

Parlamentares norte-americanos pediram ao secretário de Justiça dos Estados Unidos, John Ashcroft, para punir usuários de serviços de troca de arquivos que fazem download de mídia protegidas por direitos autorais, o que eleva a possibilidade de prisão para os fãs de música digital.

Em uma carta datada de 25 de julho, divulgada no final da quinta-feira, 19 parlamentares, democratas e republicanos, pediram para Ashcroft processar as redes "peer-to-peer" (que conectam usuários uns aos outros para troca de arquivos pela Internet), como Kazaa e Morpheus, e os internautas que trocam músicas digitais, vídeos e outros arquivos sem permissão dos artistas ou gravadoras.

O Departamento de Justiça dos EUA também deveria dedicar mais recursos para fiscalizar os direitos autorais online, afirmaram os parlamentares na carta. "Tal esforço é cada vez mais importante uma vez que o roubo online dos trabalhos criativos de nossa nação é uma ameaça crescente a nossa cultura e economia", afirmaram os legisladores.

Um porta-voz do Departamento de Justiça não quis comentar o documento. A indústria fonográfica afirma que os serviços peer-to-peer derrubaram as vendas de CDs e os tem combatido desde 1999, quando as cinco maiores gravadoras do mundo - Bertelsmann AG, Vivendi Universal, Sony, AOL Time Warner e EMI - processaram a empresa pioneira da tecnologia, Napster.

Um tribunal federal ordenou o fim dos serviços da Napster em julho do ano passado, mas iniciantes como Kazaa e Morpheus assumiram a cena logo após. A Kazaa, que além de música permite aos usuários trocarem filmes e outros arquivos, afirmou esta semana que seu software gratuito foi copiado da Internet pelos usuários 100 milhões de vezes.

Os selos não excluem a possibilidade de processar usuários individuais e têm pressionando pelo direito de sabotarem as redes de troca com arquivos falsos ou com outros meios.

Apesar do debate entre o direito de propriedade intelectual e a inovação tecnológica ter atingido o Congresso, as autoridades norte-americanas têm desempenhado um papel reduzido.

O Departamento de Justiça encaminhou uma moção de apoio à indústria fonográfica no caso contra a Napster, mas não tem movido novos processos por conta própria.

Reuters

Volta para a capa | Volta para e-Business

 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade