Você acredita em reconhecimento de íris? Tem medo que alarmes de sensibilidade térmica disparem aleatoriamente? Esses cenários apocalípticos fazem parte de procedimentos de segurança utilizando biometria, isto é, o reconhecimento de características do corpo humano (temperatura, formação da íris, impressão digital etc.) como autenticação.
Nesse teste, analisamos o mouse biométrico da Siemens e o software FingerTrue, da SCUA Security. O reconhecimento da impressão digital só funciona com software específico, por isso tratamos de focar no desempenho do conjunto.
O mouse biométrico da Siemens é um mouse óptico com um sensor para digitalizar seus dedos. Ele funciona com o software FingerTrue para que você tenha uma sistema de autorização de entrada (logon) mais seguro. Quer dizer, além do username e password de entrada o software pede que você entre com sua digital.
Toda a instalação do software é bem simples. Após ser rodado o arquivo de setup e o software/mouse estar instalado, ele pede que você cadastre o administrador. Para o cadastro, o FingerTrue pede que você entre com qualquer dedo, que ficará armazenado dentro do banco de dados do software.
Você pode cadastrar até 10 dedos por pessoa (2 mãos) - a quantidade máxima de dedos pode ser limitada através de configuração específica. Qualquer dedo cadastrado poderá ser usado para logon. Caso o computador tenha mais de um usuário, outros dedos podem ser cadastrados como correspondentes a cada logon.
O software se mostrou bem confiável, sempre reconhecendo o dedo no primeiro scan. Aparentemente, é impossivel de burlar. Tentamos até cenas de filmes como tentar usar a digital marcada já no sensor com outro dedo mas aparentemente só Tom Cruise consegue burlar algo assim.
Uma das desvantagens é que uma vez logado no sistema, é igual a qualquer outro sistema de segurança, como o padrão do Windows (necessitando apenas do nome de usuário e senha). Talvez uma integração maior com sites bancários por exemplo pudesse ser uma boa alternativa para melhorar a segurança do FingerTrue.
Prós
- Aparentemente impossível de burlar
- Instalação simples
Contras
- Após o logon, não apresenta outras características de segurança
- Preço poderia ser mais razoável
Produto e preço:
Software FingerTrue e mouse biométrico - US$ 230, desconto para quantidades
Mais informações: SCUA Security
Nota: 6