Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Games

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Boletins

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Outer Space

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Jornal do Brasil

» MP3Box

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Ajuda » Tutoriais

Como trabalhar com layers no Photoshop
ÁTILA CAVALCANTE

Layer, em inglês, significa "camada". No Photoshop, o recurso de layers é fundamental para o programa e permite fazer coisas que talvez fossem impossíveis sem eles. Quem nunca viu o Photoshop e bate o olho na palheta de layers certamente se assusta e acha incompreensível o recurso. Aqui, você entenderá para que servem e verá um exemplo do que é possível fazer com layers.

Imagine várias folhar de sulfite transparentes. Se você fizesse um desenho em cada uma delas e as coloca-se umas sobre as outras, veria os desenhos que estão nas folhas de trás, como se fosse um único desenho. Essa é uma boa analogia para explicar o que é um layer no Photoshop: cada folha de sulfite transparente pode ser considerada um layer.

E, da mesma forma que em nas folhas de sulfite, cada layer pode ser manipulado independentemente do outro que está embaixo ou em cima. Cada um pode ter características diferentes

Isso significa, portanto, que um layer pode ser transparente e o de baixo, não. Isso permite criar algumas "ilusões", como por exemplo ter um layer embaixo com um desenho azul e um em cima com um desenho vermelho e, se este estiver transparente, gerar a cor roxa da fusão de ambas.

Veja abaixo, com auxílio de algumas imagens, algumas formas de trabalhar com layers. Antes de mais nada, abra o Photoshop (explicaremos usando o Photoshop 5. O programa já está na versão 5.5), depois vá em Arquivo >> Novo. No campo "Tamanho da Imagem", determine 500 pixels de largura por 500 pixels de altura. Resolução de 150 pixels/cm e fundo transparente. Esquema de cores RGB.

Na barra de menu, escolha Janela >> Mostrar Camadas. Isso abrirá a palheta de camadas.

Clique na ferramenta Pincel, na palheta flutuante Ferramentas. Escolha uma cor de primeiro plano, na mesma palheta, clicando no quadradinho da esquerda (os dois quadrados ficam quase no pé da palheta). Pinte um pouco a tela de pintura que foi aberta, como na imagem ao lado.

Na palheta flutuante Camadas (aquela que você pediu para ser mostrada), você perceberá que a Camada 1 mostra uma versão reduzida do desenho feito na tela de pintura.

Na barra flutuante Camadas, clique no botão que está embaixo parecido cujo desenho lembra uma folha sendo virada. Isso criará um outra camada acima da primeira, ou seja, a nova folha de sulfite transparente do começo do texto ficará em cima da anterior, que já tem o círculo vermelho.

Perceba que a camada criada fica azul, ou seja, selecionada. Isso significa que qualquer desenho que você faça a partir de agora estará na segunda camada.

Mude a cor do pincel (se necessário, reveja acima como fazer), e faça outro círculo (ou o que você quiser) sobre o desenho anterior. Fique tranquilo: como o desenho está sendo feito em outra camada, o desenho anterior não será alterado.

Para provar isso, clique na Camada 2, na barra flutuante Camadas, e arraste-a para baixo da Camada 1. Automaticamente, o desenho anterior (o círculo vermelho) passará para a frente do novo (o azul).

Outra prova é que, se você selecionar a ferramenta Mover na barra flutuante Ferramentas, clicar sobre um dos desenhos e arrastar, somente um deles se moverá; o outro ficará inerte.

Com o círculo vermelho sobre o azul, agora vamos brincar um pouco. Na barra flutuante Camadas, você deve ter percebido que há várias opções, como a Opacidade. Clique sobre o percentual e altere-o (diminua, pois está em 100%). Quando soltar, você verá que o vermelho ficou transparente, e o círculo azul, parcialmente visível. O mais interessante é que, nos pontos em que se cruzam, a cor roxa surgiu, da fusão de ambas.

Cada camada pode ter características adicionais além da opacidade. Ao lado desta, há várias opções como Normal, Multiplicação e Dissolver. Escolha cada uma e perceba a diferença. Essas opções instruem dizem à camada como ela deve reagir às outras: se deve multiplicar os tons de suas cores, sobrepor etc.

Há várias outras coisas que podem ser feitas com as camadas do Photoshop; esta que ensinei é apenas uma delas. MAGNET

Volta para a capa | Volta para Ajuda | Volta para Tutoriais

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.


 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade