Os programas gerenciadores de e-mail comandam o apagamento das mensagens assim que são transmitidas para o PC do usuário.
Podemos entretanto deixar que as mensagens fiquem ainda no servidor. Esta opção é útil quando fazemos a leitura de e-mail a partir de computadores de terceiros, quando estamos em trânsito.
Podemos assim recuperar novamente as mensagens quando estivermos de volta ao PC de trabalho. No Outlook Express, usamos o comando Ferramentas / Contas.
Selecionamos a guia Correio, marcamos a conta desejada e usamos o botão Propriedades. No quadro apresentado, selecionamos a guia Avançado. Podemos agora marcar a opção "Deixar uma cópia da mensagem no servidor". Podemos ainda indicar um prazo para a manutenção desta cópia, e ainda comandar a exclusão definitiva das mensagens armazenadas no servidor que tenham sido removidas da caixa de itens excluídos. Note entretanto que os servidores possuem políticas de armazenamento dessas mensagens.
Existem limites máximos para o espaço em disco ocupado pelas mensagens e o período máximo pelo qual são mantidas.
Laércio Vasconcelos, para O Estado de S.Paulo