Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Blogs de soldados americanos descrevem a zona de guerra

Quarta, 26 de março de 2003, 14h46

Há uma nova categoria de militar combatente na frente de batalha: são os soldados blogueiros. No passado um domínio limitado aos jornalistas de tecnologia e aos devotos da computação, os Web logs (ou blogs) - diários publicados online - ganharam popularidade, tornando possível até mesmo a soldados transmitir atualizações diárias sobre os rigores da batalha aos sites que eles mantêm na Web.

Os blogs com tema de guerra, disponíveis em sites como o blogsofwar e o sgtsatryker, se tornaram uma popular fonte de notícias alternativas desde que os combates começaram no Iraque, uma semana atrás, às vezes chegando antes dos jornais e na televisão na divulgação de novos desdobramentos no conflito.

Um dos mais populares é o site operado pelo "tenente Smash", o apelido do blog de um reservista da Marinha norte-americana que chegou ao Golfo Pérsico em dezembro passado. O site dele, lt-smash, porta a legenda "ao vivo da caixa de areia". Os relatos do tenente Smash variam do comum ao extravagante, passando pelo tocante.

Ontem, ele publicou um tributo solene a Thomas Mullen Adams, o tenente da Marinha norte-americana morto no sábado na colisão de dois helicópteros britânicos sobre o Golfo Pérsico.

E na segunda-feira ele escreveu: "Estamos recebendo uma ou duas refeições quentes ao dia, e os pacotes vindos de casa não param de chegar. Hoje recebemos biscoitos feitos em casa, baunilha e um suprimento infinito de massa para salgadinhos e outras comidas pouco saudáveis..."

Blogs de notícias


Os blogueiros variam de jornalistas estacionados na região a observadores distantes que comentam de suas casas sobre a cobertura incessante da guerra na televisão. Um homem escrevendo sob o nome "Salam Pax" bloga de Bagdá.

Parte da atração dos blogs é que muitos deles encorajam comentários dos leitores - mais de 85 usuários responderam aos comentários do tenente Smash sobre seu amigo perdido, Adams.

"Meu filho tem um blog já há um ano", disse o pai do tenente, que pediu que nem seu nome nem o de seu filho fossem divulgados, à Reuters. "Ele o começou como maneira de manter contato com a família. Agora, ele recebe milhares de visitas ao dia".

E não é o único. Will, 29 anos, reservista do exército norte-americano e autodefinido "devoto dos computadores", criou um blog em https://rooba.net/will.

Sua mais recente mensagem foi postada domingo, quando ele informou aos leitores que estava deixando o Conus, ou região continental dos Estados Unidos. Mas, informou, não podia contar para onde estava indo, sublinhando que nessa era de comunicação instantânea certos detalhes, como os movimentos de tropas, continuam a ser segredos sagrados.

Os militares dos Estados Unidos adotaram uma postura liberal quanto aos blogs, bem como o acesso dos soldados a comunicações eletrônicas em geral.

"Toda a garotada nos navios dispõe de e-mail. Todo mundo tem um endereço eletrônico. É o principal meio de comunicação hoje em dia. Esses meninos mandam e-mails duas ou três vezes por dia", disse o pai do tenente Smash, oficial reformado das forças armadas dos Estados Unidos.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade