Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Saramago diz ser impossível transmitir emoções por e-mail

Terça, 25 de março de 2003, 14h26

O Nobel português de Literatura José Saramago afirmou que a comunicação moderna, através do e-mail, priva os seres humanos da possibilidade de transmitir emoções e representa "uma vingança da tecnologia".

"Na comunicação direta intervêm o olhar, o cheiro, a presença física. Em uma carta pode ainda cair uma lágrima, mas o e-mail nunca pode ir acompanhado de emoções", explica o escritor português em entrevista publicada hoje pelo diário romano Il Messagero.

Saramago, que se encontra na capital italiana para participar de um congresso de literatura na Universidade Roma Tre, lamenta que os homens "terminarão um dia trancados em um quarto com uma tela, comunicando-se com todo o mundo mas sozinhos".

"É a vingança da tecnologia. O homem contemporâneo precisa dela, mas a fazem perder as emoções e sua identidade. É um cenário terrível".

O escritor vai mais longe e garante que, com a entrada no terceiro milênio, "não só terminou um século, terminou uma civilização", ao considerar como os avanços tecnológicos transformaram completamente nossa sociedade.

"O pessimismo pode ser uma boa estratégia para compreender as coisas e poder mudá-las. Não me fio nos otimistas que pensam que vivemos no melhor dos mundos", diz.

Agência EFE

Volta para a capa | Volta para as notícias

  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade