Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra E-mail que promete kit com cerveja da AmBev é trote

Segunda, 24 de março de 2003, 11h21

Os pregadores de peças pela Internet voltaram a atacar, e nos últimos dias deram nova roupagem a um tipo de boato antigo: o de que o simples repasse de uma mensagem trará benefícios materiais para o usuário ou para uma terceira pessoa. E o mote, desta vez, foi a cerveja Skol.

Segundo um e-mail que circula com o assunto Skol na faixa e a assinatura de um certo André Jr., que seria Gerente Executiva (sic) de Promoções de Marketing da AmBev, quem repassar uma mensagem eletrônica para 25 pessoas receberá, depois de duas semanas, um Kit AmBev. O kit seria composto de uma camisa da Skol, um relógio de parede e uma caixa de cerveja long neck. Os brindes estariam sendo distribuídos diretamente pela AmBev (American Beverage - Companhia de Bebidas das Américas), que dessa forma estaria angariando "um grande número de futuros clientes e uma boa propaganda boca-boca (sic)".

O texto também orienta os usuários a enviarem uma cópia da mensagem para o endereço jcajc@ambev.com.br, pois este seria o modo pelo qual a AmBev poderia constatar "se você mandou a mensagem adiante". Tudo mentira, é claro. A começar pelo endereço de e-mail citado. Enviamos uma mensagem de teste para este endereço, que voltou com o aviso de usuário inexistente.

Além disso, a própria fabricante da Skol publicou em seu site uma nota, assinada por Carlos Lisboa, gerente de marketing da empresa, contendo o seguinte alerta:

"A AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - esclarece que não é responsável pela mensagem veiculada na Internet cujo conteúdo afirma haver distribuição de kits da marca Skol para internautas que replicarem o referido texto. Todas as promoções da marca estão descritas no site www.skol.com.br. Nenhuma delas tem o formato e a dinâmica divulgados no spam". A nota também orienta os consumidores a visitarem o site da Skol ou ligarem para o telefone 0800-8850303 para obterem outros esclarecimentos.

O hoax (boato) atual é variante de um outro que circulou há cerca de três anos e que foi repassado por muita gente: uma mensagem muito semelhante afirmava que a Ericsson, numa campanha para concorrer com a Nokia, estaria distribuindo aparelhos de telefone celular a quem repassasse um e-mail. No hoax havia até a frase da propaganda boca-a-boca e o prazo de duas semanas para envio dos aparelhos, e a mensagem deveria ser enviada com cópia para uma inexistente funcionária da Ericsson de nome Anna Swelund. Tanto a Ericsson quanto a Nokia foram obrigadas a também publicar comunicados desmentindo o boato.

Este tipo de trote eletrônico existe aos montes, geralmente envolvendo nomes de empresas ou organizações conhecidas. Além de trazer prejuízo às empresas, que são obrigadas a gastar recursos para esclarecer o boato e gerenciar o enorme fluxo de mensagens dirigidas às suas redes, é o típico trote "pega-trouxa", pois expõe ao ridículo quem o repassa.

Não existe nenhum sistema de rastreamento capaz de localizar uma pessoa apenas porque ela enviou um e-mail aos amigos. Também não teria sentido que um funcionário da AmBev ou de qualquer outra companhia passasse o dia inteiro recolhendo cópias dessas mensagens e tentando localizar os milhares de remententes para enviar-lhes brindes em suas residências. Quem repassa esse tipo de hoax aos amigos apenas está enviando um atestado de ingenuidade.

Outros exemplos de hoaxes dessa natureza afirmam que a Microsoft e a AOL irão pagar US$ 245,00 a quem passar um e-mail adiante ou que a ZDNet e a AOL doarão uma determinada quantia em dinheiro para salvar a vida de uma criança, bastando entupir a caixa postal dos amigos com uma mensagem.

Pode-se ver cópias dos hoaxes envolvendo Microsoft, AOL e ZDNet aqui. Abaixo estão os que que citam a Skol e os telefones da Ericsson.

Assunto: Skol na Faixa

Caro consumidor,

Nós da Ambev estamos distribuindo nossos Kit Ambev gratuitamente. Eles são especialmente desenvolvidos para clientes e consumidores da Skol satisfeitos com a cerveja que apreciam a tecnologia de última geração.

Distribuindo gratuitamente nossos Kits, nós conseguimos um grande número futuros clientes e uma boa propaganda "boca-boca". Tudo o que vc tem de fazer é mandar esta mensagem para 25 pessoas. Depois de duas semanas do envio das mesmas, vc receberá gratuitamente Kit Ambev...contendo (Camisa da Skol, relogio de parede e uma caixa de Long Neck). Mas se vc enviar esta mensagem para 25 amigos, vc receberá gratuitamente o Kit Ambev. Mas lembre-se de mandar uma para jcajc@ambev.com.br modo pelo qual podemos ver se você mandou esta mensagem adiante.

André Jr.
Gerente Executiva de Promoções de Marketing da Ambev


Assunto: TELEFONE CELULAR ERICSSON GRATUITO (não é brincadeira)

Caro consumidor

Nosso principal concorrente, Nokia, está distribuindo telefones celulares gratuitamente na Internet. Nós da Ericsson queremos deter esta oferta. Então nós estaremos distribuindo nossos novíssimos telefones WAP gratuitamente

Eles são especialmente desenvolvidos para clientes satisfeitos com a Internet que apreciam a tecnologia de última geração. Distribuindo gratuitamente nossos telefones, nós conseguimos um grande número de futuros clientes e uma boa propaganda "boca-a-boca".

Tudo o que vc tem de fazer é mandar esta mensagem para 8 pessoas. Depois de duas semanas do envio das mesmas, vc receberá gratuitamente um telefone celular Ericsson T18. Mas se vc enviar esta mensagem para 20 amigos, vc receberá gratuitamente o novíssimo telefone WAP Ericsson R320.

Mas lembre-se de mandar um cópia do seu forward para anna.swelund@ericsson.com, é o único modo pelo qual podemos ver se vc mandou esta mensagem adiante. Boa sorte!

Anna Swelund
Gerente Executiva de Promoções de Marketing da Ericsson

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2002. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade