Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Nova variante do vírus Yaha: vingança ou terrorismo?

Quarta, 19 de março de 2003, 11h33

As últimas variantes do Yaha clamam ser uma vingança de escritores de vírus da Índia contra crackers do Paquistão em resposta a ataques destes a sites indianos. E também contra outros escritores de vírus como Gigabyte, uma das poucas mulheres neste ambiante, criadora de um vírus que por sua vez ataca o Yaha.

Segundo afirma a Sophos, as últimas versões do worm (P, Q ou R, segundo o fabricante), procuram lançar ataques de negação de serviço contra cinco Web sites paquistaneses. Além disso, contêm um número de mensagens dirigidas a crackers daquele país, e a alguns especialistas em computadores da Índia.

W32/Yaha.Q (ou R) pode ativar, se o dia da semana é quarta-feira, uma determinada quantidade de rotinas nos computadores infectados, incluindo escrever mensagens contra crackers do Paquistão, de onde se clama vingança. Outras rotinas incluem uma mensagem contra o especialista em vírus Roger Thompson, da TrueSecure, por suas opiniões sobre os motivos políticos do vírus e contra ativistas indianos.

Também se escreve contra Gigabyte, a escritora adolescente do worm W32/Sahay e suas variantes, vírus que tenta eliminar o Yaha e desacreditá-lo com suas mensagens.
As últimas versões do Yaha liberam um trojan do tipo backdoor nas máquinas infectadas e em seguida se auto-enviam a todos os contatos do catálogo de endereços desses computadores.

Também tentam desabilitar o software antivírus instalado, ao mesmo tempo que, mediante a mencionada backdoor, podem controlar remotamente o computador infectado para lançar os ataques de negação de serviço já mencionados. Os ataques são dirigidos a cinco Web sites do Paquistão, alguns pertencentes ao governo, os quais pretendem derrubar enviando-lhes uma sobrecarga de requisições.

O Yaha chega anexo a uma mensagem eletrônica, mas também pode propagar-se via recursos compartilhados em rede. Certamente, além da vingança e das supostas reivindicações políticas, nós, os simples usuários de computadores, continuamos sendo as verdadeiras vítimas, cada vez mais restritos em nossa liberdade por culpa desta classe de vírus. Qual a diferença deste para um ato terrorista?

(Angela Ruiz é colaboradora do site VSantivirus. Texto publicado sob autorização. URL original: https://www.vsantivirus.com/14-03-03.htm.

Angela Ruiz

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2002. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade