Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Executivos da Enron detidos por fraude em serviço por Internet

Quinta, 13 de março de 2003, 14h00

Dois executivos da gigante americana de energia Enron foram detidos hoje depois que o governo americano os acusou de fraude para gerar falsos lucros através de um serviço por internet que faliu.

Kevin Howard e Michel Krautz receberam as acusações e ordens de prisão em Houston (Texas), e ficaram à disposição dos agentes do FBI (polícia federal americana) para comparecer a um tribunal esta tarde.

No final de 2001, a Enron - que foi uma das mais atrativas empresas na bolsa de valores na década passada - declarou falência e admitiu que tinha exagerado nos lucros, além de ocultar prejuízos, para atrair e manter aos investidores.

As acusações contra Howard e Krautz assinalam que a Enron, associada com a rede de locadoras de vídeos Blockbuster, montou um serviço de aluguel de fitas através da Internet que usaria tecnologia de banda larga ou ADSL.

A acusação apresentada no tribunal federal em Houston sustenta que a Enron prometeu, em segredo, lucros deste negócio aos investidores externos.

Estas promessas não constavam nos contratos dos aionistas e não foram informadas aos contadores da Enron, que pertenciam à firma de auditoria Arthur Andersen.

Em março de 2001, a Blockbuster abandonou o projeto e todo o plano desmoronou.

A falência da Enron e a revelação de suas manipulações contábeis tiraram todo valor das ações da firma, trazendo assim prejuízos para milhões de acionistas, além de acabar com os planos de aposentadoria milhares de funcionários da gigante da energia elétrica.

Agência EFE

Volta para a capa | Volta para as notícias

  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade