Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Cientistas expandem velocidade da Web

Segunda, 10 de março de 2003, 10h11

O laboratório de aceleração linear da Universidade de Stanford, na Califórnia, bateu o recorde de velocidade de transmissão de dados através da Internet, informaram na última sexta-feira cientistas dessa instituição.

Os cientistas do laboratório, operado pela Universidade de Stanford e pertencente ao Departamento de Energia dos EUA, conseguiram transferir em menos de um minuto 6,7 gigas de dados por cabo óptico, o equivalente a dois filmes em formato DVD, a mais de 11.000 quilômetros de distância.

Os pesquisadores retransmitiram informação sem comprimir a 923 megabytes por segundo, durante 58 segundos, a partir de Sunnyvale, na Califórnia, até Amsterdã, na Holanda.

Esta velocidade é 3.500 vezes maior que a estabelecida em uma conexão normal, de banda larga, na Internet.

"Explorando os limites, estamos melhorando nossa capacidade para implementar novas tecnologias", disse Cottrell, diretor assistente do laboratório.

O experimento poderia ajudar a incrementar a velocidade das transmissões de dados através de Internet em múltiplas aplicações, como por exemplo a telemedicina, que se encontra estancada por culpa da lentidão de suas transmissões atuais.

Uma maior velocidade na transmissão de dados permitiria a médicos de diferentes partes do mundo compartilhar informações sobre um diagnóstico, por exemplo.

No caso de Stanford, os físicos desta instituição querem aproveitar a mais alta velocidade para compartilhar mais facilmente informação científica com outros centros educacionais.

Os cientistas assinalaram que, como meio, a quantidade de informação transferida na Internet se duplicou anualmente desde 1984, e se espera que continue aumentando ao mesmo ritmo nos próximos anos.

Embora seja possível transmitir grandes quantidades de informação a preços razoáveis, os pesquisadores assinalaram que os computadores pessoais ainda não são capazes de conduzir tantos dados.

"Ainda não temos uma visão do futuro da Internet", disse Harvey Newman, professor de física do Instituto de Tecnologia da Califórnia, que também participou de a investigação.

Para Newman, estas descobertas abrem a porta para um "novo mundo", sobre o qual conhecemos pouco.

Agência EFE

Volta para a capa | Volta para as notícias

  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade