Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Logo Magnet Hacktivistas preparam megaevento em SP em março

Terça, 25 de fevereiro de 2003, 10h50

Você acredita em táticas de mídia? Não se trata de um novo estilo de marketing mas uma onda de guerrilheiros da Web que preparam um megaevento em São Paulo em março.

O Mídia Tática Brasil é um aglomerado de hacktivistas, designers, escritores, blogueiros, DJs e outros exemplos ainda mais diversos e improváveis da fauna internáutica. O trunfo é um evento de abertura com Gilberto Gil (Min. da Cultura), John Perry Barlow (EFF) e Richard Barbrook (HRC). Só para coroar, Fran Ilich (Borderhack) e Derek Holzer (N5M) também participarão de eventos.

Não é de hoje que as mentes que planejam o Mídia Tática Brasil fazem furdunço na Web. O evento nasceu intrinsecamente ligado ao Projeto Metáfora, onde estão vários projetos colaborativos de ativismo online. Entre os organizadores estão Giseli Vasconcelos e Tatiana Wells do Metáfora e Ricardo Rosas do Rizoma.

O Next Five Minutes (N5M.org) é o projeto de mídia tática original. Assim como o projeto a ser lançado no Brasil em março, o N5M vale-se de artistas e profissionais voluntários que usem a Web como uma arma de questionamento da produção cultural. Derek Holzer é o organizador dos eventos do N5M e estará no Brasil auxiliando o Mídia Tática Brasil a iniciar seus trabalhos. Foi Holzer que, através da lista de arte eletrônica nettime, deu início ao Mídia Tática Brasil.

Apóiam o evento o SESC, Ministério da Cultura, Senac, Casa das Rosas, Conrad Editora e Best Solution. O ministro Gilberto Gil discutirá com John Perry Barlow (Electronic Freedom Foundation) e Richard Barbrook (Hypermedia Research Centre) o ativismo online no Brasil e no mundo.

CIBERCOMUNISTA CHEGA DEPOIS DO CARNAVAL

Richard Barbrook é idealizador do mestrado em Hipermídia na University of Westminster, Londres. Barbrook propõe temas controversos como o cibercomunismo e a oposição à ideologia californiana. No Brasil, Barbrook dará uma palestra sobre o conceito da Gift Economy (Economia do Presente). A internet criou, de acordo com Barbrook, a Gift Economy, onde produtos como freewares que são "dados de presente" remuneram o autor indiretamente ao mesmo tempo em que trazem benefícios para o mercado em geral.

Entre as presenças confirmadas no evento, estão ainda os editores da revista Global, lançada na última edição do Fórum Social Mundial. Diversos workshops e apresentações de música eletrônica acontecem paralelos às palestras. Confira o site do evento.

Renata Aquino

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade