Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Suíços decifram código de e-mail mas impacto é visto como mínimo

Sexta, 21 de fevereiro de 2003, 14h27

Pesquisadores de uma universidade suíça decifraram o código da tecnologia empregada para impedir que e-mails enviados pela Web sejam espionados, mas especialistas norte-americanos disseram que o impacto da descoberta seria mínimo.

O professor Serge Vaudenay, do Instituto Federal de Tecnologia Suíço, em Lausanne, descobriu uma maneira de decifrar uma mensagem codificada com a tecnologia de protocolo Secure Socket Layer (SSL), de acordo com uma nota publicada no site do instituto de pesquisa.

No entanto, especialistas norte-americanos em criptografia dizem que não é essa a versão do sistema de segurança que a maior parte dos consumidores emprega para fazer compras online.

A versão decifrada afeta apenas o e-mail, tem escopo limitado e não é usada amplamente, disse o professor Avi Rubin, diretor técnico do Instituto de Segurança da Informação na Johns Hopkins University, em Maryland.

Além disso, um ciberespião teria de tomar o controle de um computador de rede localizado entre as duas pessoas que estão se comunicando, e através do qual as mensagens passassem, disse. "É possível fazê-lo, mas as aplicações do método são limitadas", afirmou.

Ele disse que já havia soluções corretivas disponíveis para resolver o problema. Como todos os softwares "de fonte aberta", o OpenSSL é um programa gratuito, que pode ser modificado a qualquer momento pelos usuários.

"Não é algo com que as pessoas devam se preocupar", disse Rubin.

Bruce Schneier, vice-presidente técnico da Counterpane Internet Security, empresa que monitora redes, concordou.

"Como criptógrafo, estou impressionando. O trabalho deles foi realmente excelente", disse ele sobre a pesquisa. "Como um sujeito que quer proteger seus segredos amanhã, não estou preocupado".

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade