Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Microsoft é alvo de chacota em lançamento de novo browser

Segunda, 17 de fevereiro de 2003, 08h34

VEJA TAMBÉM
» Faça o download do Opera

Na última sexta-feira, o grupo norueguês de software Opera zombou da gigante do software norte-americana Microsoft com o lançamento de um browser para a Internet que converte o texto do site da Microsoft em uma linguagem usada por um popular fantoche da televisão.

Quando usuários do Opera visitam o site MSN da Microsoft com o novo browser, o texto exibido aparece para eles em uma linguagem que imita a do incompreensível cozinheiro sueco do Muppet Show, anunciou a Opera em declaração.

"A piada é real", disse o vice-presidente de tecnologia da Opera, Haakon Wium Lie, à Reuters.

A Opera chama seu novo browser de edição Bork, devido à expressão bork que o cozinheiro sueco costuma repetir no Muppet Show.

No falso sueco falado pelo cozinheiro, o título Weekend movie guide (Guia de filmes para o final de semana) do MSN é transcrito como veekend mufeee-a gooeede-a e Looking for a new car (Procurando um carro novo?) se transforma em Luukeeng fur a noo cer?, para os usuários do novo Opera.

Em outros sites, entre os quais o da Opera, o browser funciona normalmente.

Um executivo da Opera disse que o objetivo era protestar contra uma prática da Microsoft a qual, segundo a Opera, impede que usuários de seu browser - concorrente do Internet Explorer, da Microsoft - vejam sites corretamente.

O porta-voz da Microsoft, Jim Desler, não comentou de imediato as alegações da Opera.

"Estamos dizendo que é errado corromper a Web e distorcer páginas da maneira como a Microsoft vem fazendo quando envia aos browsers Opera páginas intencionalmente distorcidas", disse Lie, acrescentando que as empresas, Microsoft incluída, precisam cooperar e agir de maneira responsável, ou a Internet toda pode fracassar.

"A Microsoft parece tratar a Web como se fosse sua propriedade, e isso é errado, e dessa maneira a Web fracassará", declarou ele.

Lie falou ainda esperar que o browser do cozinheiro sueco faça com que a Microsoft mude seus hábitos e que a brincadeira representa uma alternativa a um processo.

"Espero que Bill Gates o copie. É bem engraçado", disse Lie.

Ele afirmou que estima que a participação de mercado de sua companhia é de entre 1% e 2%. Analistas da indústria afirmam que a fatia da Microsoft no mercado global é de 96%.

"Não é um grande número, mas isso nos torna número dois ou três nas estatísticas, uma vez que a Microsoft tem uma parcela dominante", disse Lie.

A Opera já duelou com a Microsoft antes. Em 2001 os usuários do browser, segundo a empresa, foram bloqueados e não podiam acessar o site da MSN, mas um levante dos internautas forçou a Microsoft a retroceder.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade