"Vamos falar sério: os provedores sabem que a demanda por banda larga deve-se em muito a quantidade de músicas e filmes disponíveis para troca na Internet". A frase é de Hillary Rosen, presidente da RIAA, durante uma palestra na conferência de música Midem, na Riviera Francesa.
Pelo quarto ano consecutivo a indústria fonográfica amarga queda nas vendas - em 2003 espera-se um declínio de 6%. Ela sugeriu que uma possibilidade para recuperar as perdas seria cobrar impostos dos provedores de acesso à Internet, que seriam repassados aos usuários.
Outras soluções mencionadas são mais usuais: diminiuir as restrições para licenciamento, desenvolver novas tecnologias de proteção de direitos autorais e investir mais na promoção de serviços de assinatura de conteúdo musical.