Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Consumidor se veste de palhaço para protestar na Web

Segunda, 23 de dezembro de 2002, 17h22
Almeida: sem eStilo
A Internet tem se revelado um excelente veículo para reclamações e manifestos, inclusive nas chamadas "petições online" de caráter coletivo. Na Rede, o consumidor pode expressar livremente sua satisfação, arrependimento ou frustração — pelo menos até que a justiça determine a retirada da página do ar, no caso de ser considerada abusiva.

Um exemplo recente é o do jornalista e professor universitário Maritônio Barreto de Almeida, que reside em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Barreto encomendou um veículo há 51 dias e não foi atendido pela montadora mesmo após o envio de e-mails, fax e diversos telefonemas para o serviço de atendimento ao cliente. Em sinal de protesto, ele resolveu se vestir de palhaço e criar uma página na Internet, na qual narra sua história em tom tragicômico.

"Também né, quem mandou pedir um carro com todos aqueles opcionais?!! Aqueles que na propaganda da televisão o cara diz que os 'outros' não têm. Aliás, estes tais opcionais que os outros não têm são tão 'únicos' que inclusive vocês também não têm, né? HÁ HÁ HÁ HÁ! (...) Além do mais, não passa de um pobre assalariado, estressado, sem senso de humor e impaciente. Que são 51 dias? Claro que vocês devem logo ter concluído: Esse cara não tem eStilo mesmo... HÁ HÁ HÁ HÁ! Que palhaçada não é pessoal?", escreveu em seu protesto.

A montadora não achou graça, e emitiu uma notificação extrajudicial exigindo que o provedor do jornalista retirasse o site do ar. O provedor não acatou a ameaça, e Barreto apenas retirou os "seis bloquinhos azuis" do alto da página e demais elementos que pudessem ofender a marca da empresa italiana.

Segundo Barreto, não é o site e muito menos o protesto que está prejudicando a imagem da empresa. "O que prejudica a imagem dessa empresa é somente, e tão somente, a incapacidade dela de responder às críticas e aos reclamos dos seus clientes".

Embora tenha sido recomendado a entrar com ação por danos morais — "afinal de contas, fui alvo de chacota por parte de muitos colegas que sabiam da minha história" —, o jornalista acha que a melhor ação, no momento, é divulgar o seu descaso "para que outros consumidores não sejam feitos de palhaços". E acabou comprando um carro de outra marca.

O site-protesto ainda pode ser visto no endereço www.maritonio.com.br.

Omar Kaminski é advogado especializado em Direito da Informática e responsável pelo site Internet Legal.

Omar Kaminski

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2002. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade