Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Analista cria petição para que Lula adote o software livre

Terça, 17 de dezembro de 2002, 09h34

O analista de suporte e professor de informática Renato Siqueira tem uma “paixão platônica pelo software livre”, como ele mesmo define. Apesar de adorar usar o sistema Linux, considera que ainda tem muito a aprender. Isso não o impediu, no entanto, de criar uma petição destinada ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, para que seu governo adote o software livre em todo o país.

Siqueira, que tem 25 anos e mora no Rio de Janeiro, dá várias razões para que Lula acate sua idéia. “Software livre é estável, tem qualidade, é seguro e pode substituir o software comercial com muita qualidade”, escreveu no texto da petição.

Mas a razão mais importante, principalmente para um governo que tem como meta acabar com a fome de milhões de famílias, é mesmo a economia de recursos. “Em primeiro lugar vem a questão do uso indevido do dinheiro público para sustentar um monopólio americano que não precisa mais existir, uma vez que os softwares livres hoje alcançaram um nível de maturidade excelente e funcionam perfeitamente no desktop ou no servidor”, argumenta.

Segundo as estatísticas que Siqueira inseriu em sua petição, 80% do lucro da Microsoft no Brasil vem das vendas que a empresa faz para o governo. “Alguém deve estar ganhando muito dinheiro com isso, e não é o povo”, ironizou. O analista também se mostra preocupado com a chamada exclusão digital e acha que o software livre pode ser uma das soluções para esse problema. “Você sabia que com o dinheiro que se gasta em licenças de software proprietário, hoje, daria para montar 3 mil telecentros por ano? E sabia que um dos novos preconceitos que estão nascendo é o preconceito digital? Experimente dizer para alguém que você não tem e-mail!”.

Questionado sobre o alto custo representado pelo suporte ao software livre, Siqueira admite que esse serviço ainda é caro, mas se mostra otimista. Uma das saídas que ele aponta é a de o governo fechar parcerias e treinar seus próprios profissionais, o que reduziria muito a conta do suporte, em sua opinião.

A petição criada pelo analista está hospedada no site PetitionOline.com e entrou no ar há pouco mais de uma semana. Ele não sabe qual é o quorum necessário para levá-la à atenção do presidente, mas pretende deixar o documento na Internet por cerca de um ano e gostaria de atingir 500 mil assinaturas. Por enquanto, a petição tem cerca de 800 assinaturas, mas ele disse que acredita “no poder do software livre e da matemática”, para angariar mais simpatizantes para a causa.

“Divulguem a petição, por amor ao nosso país e ao nosso dinheiro! Mandem e-mail, postem em fóruns, liguem para os amigos, passem pelo ICQ (Licq), façam sinais de fumaça, mandem torpedos SMS, enfim, divulguem este trabalho, pois ele não é só meu, é de todos nós e para todos nós”, apela.

A petição criada por Siqueira pode ser acessada em www.petitiononline.com/gnu2003.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2002. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade