Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Microsoft pode abrir parcialmente seu código-fonte na Índia

Segunda, 16 de dezembro de 2002, 13h12

A Microsoft, que planeja investir US$400 milhões na Índia, está considerando abrir parcialmente o sempre sigiloso código-fonte de sua plataforma Windows para seus clientes indianos, disse hoje um executivo do grupo.

A maior companhia de software do mundo, que enfrenta desafios da plataforma gratuita e de fonte aberta Linux, pode distribuir a tecnologia na Índia sob o seu programa de fonte compartilhada.

A Microsoft adotou a Shared Source Initiative no ano passado em um esforço para negar a imagem de que protege zelosamente os seus produtos. O projeto foi colocado em vigor em mais de 30 países, nos quais o código-fonte foi compartilhado com criadores de software, governos e instituições acadêmicas específicas.

"De acordo com essa abordagem, a Microsoft está sempre avaliando os principais mercados para os quais essa iniciativa poderia se adequar", disse Sanjiv Mahtur, gerente de marketing do grupo na subsidiária indiana da Microsoft, em comunicado.

Embora o plano de fonte compartilhada não tenha ainda chegado à Índia, parte do código Windows CE usado para acionar computadores de mão está disponível para criadores de software indianos, disse Mathur.

A declaração da Microsoft quanto à abertura de fontes surge depois de uma visita de quatro dias à Índia, em novembro, pelo presidente do conselho da empresa, Bill Gates, que anunciou um plano de investimento de três anos no país.

O diário indiano Economic Times reportou na sexta-feira passada que a Microsoft planejava abrir seus códigos para uma agência do governo.

Os analistas consideram que o setor indiano de software, que rapidamente está se tornando um dos maiores do mundo, é um território crucial na disputa entre os sistemas operacionais Windows e Linux.

O governo indiano prevê que o número de profissionais de software no país cresça 1,3 milhão em três anos, ante 400 mil agora, o que daria à Índia mais programadores de software do que qualquer outro país.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade