A velha história do e-mail que você enviou para um colega e que nunca chegou, finalmente tem uma boa explicação. Uma análise da Assurance System, empresa especializada em sistemas de e-mail, revela que 12% do material enviado por correio eletrônico nunca chegará ao seu destino. A companhia desenvolveu seu próprio sistema de teste: criou uma série de endereços, assinou listas de discussão, boletins e pediu até mesmo a ajuda de amigos.
Com a ferramenta, batizada de Message Checker, a Assurance constatou que 6% das mensagens de todo o mundo são interceptadas pelos filtros de spam e cerca de 6% não chegam ao destino pretendido por motivos desconhecidos.
Segundo George Bilbrey, principal responsável pelos testes, provedores como MSN, AOL e Earthlink são os principais responsáveis pelo "seqüestro" dos e-mails. Na opinião do profissional, pelo menos 50% do tráfego de mensagens é colocado em xeque pelas companhias de Internet com os seus respectivos "filtros anti-spam".
Bilbrey aconselha aos usuários desligar os tais filtros. Para ele, é a melhor alternativa para receber todas as mensagens, por pior que possa parecer. Contra as mensagens não-solicitadas, ele indica o uso de programas do tipo SpamKiller.