Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Conheça os vírus e hoaxes mais comuns de novembro

Terça, 03 de dezembro de 2002, 18h02

A empresa britânica Sophos introduziu uma novidade em suas estatísticas mensais sobre pragas virtuais: agora, além dos vírus, a empresa também contabiliza a incidência dos famosos hoaxes (boatos). No mês de novembro, o vírus mais reportado por seus clientes foi o Bugbear, enquanto o Jdbgmgr.exe, o falso “vírus do ursinho”, foi o boato eletrônico mais insistente.

O Bugbear, um worm que se espalha por e-mail e por compartilhamentos de redes, encabeça a lista da companhia pelo segundo mês consecutivo. “É importante que todos os usuários se assegurem de estar protegidos contra o Bugbear, porque ele implanta um código que pode registrar o que é escrito no teclado da vítima”, alerta Graham Cluley, consultor de tecnologia da Sophos. “Isto significa que os hackers têm uma visão perfeita de tudo o que você digita, o que pode incluir senhas, detalhes de contas bancárias e números de cartões de crédito”.

Em segundo lugar no ranking da empresa vem o Bridex ou Braid, um vírus capaz de se auto-executar em máquinas Windows desatualizadas e que libera uma versão de outra praga, o Funlove, um infector de arquivos executáveis. O Klez-H, que durante seis meses deste ano ocupou o primeiro lugar nas estatísticas das principais empress antivírus, aparece em terceiro lugar na lista da Sophos.

Tão prejudiciais para as redes quanto os vírus são alguns hoaxes, que milhares de internautas repassam de boa-fé entre si. Além de gastarem inutilmente recursos de comunicação, há boatos que prejudicam o desempenho das máquinas ao induzir os usuários a apagarem arquivos legítimos. É o caso do falso vírus do ursinho, que surgiu em abril deste ano, mas andou reaparecendo nas últimas semanas. A mensagem pede aos internautas que apaguem o arquivo Jdbgmgr.exe, pois este seria um perigoso vírus. Na verdade, trata-se de um arquivo usado pelo Windows para depurar erros de programas escritos em Java, por isso não deve ser deletado.

Para Graham Cluley, os boatos enviados por e-mail causam incerteza, desperdício de banda, congestionamento de servidores de e-mail e servem para disseminar desinformação, motivos suficientes para que as pessoas evitem repassar mensagens de conteúdo duvidoso. “As empresas deveriam instruir todos os empregados a enviar esse tipo de e-mail a uma única pessoa, nomeada para ser responsável pela checagem das informações e verificar se a ameaça é real ou falsa”, sugere.

Além do Jdbgmgr.exe, que teve uma incidência de 22% dos casos relatados, a Sophos detectou o hoax “Sapinhos da Budweiser” em segundo lugar, com 11,5% dos relatos, e o brasileiro “Meninas da Playboy” em terceiro lugar (7,5%).

Os outros foram, pela ordem: "Hotmail hoax", um golpe para roubar senhas dos usuários do Hotmail (5,5%); "Um cartão virtual para você" (5,0%); "Gatinhos Bonsai" (3,5%); "Vírus em telefone celular" (3,2%); "Sapo no liquidificador" (2,8%); "Bill Gates distribuindo sua fortuna" (2,5%); "Sobrevivente do WTC" (2,1%). Além destes, todos os outros hoaxes restantes representaram 33,9% do total de relatos.

Em novembro, a Sophos identificou 817 novos vírus, worms e trojans, aumentando para 78.381 o número de pragas virtuais que figuram no seu banco de dados. Veja abaixo a tabela com os dez vírus mais freqüentes do mês passado. Tenha em mente que estatísticas sobre vírus e boatos podem aparecer com outros valores e em outra ordem, dependendo da empresa que colher os dados e da região geográfica considerada.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2002. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade