Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» e-Business

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Logo Magnet Catho responde acusações fazendo analogia com spammers

Terça, 03 de dezembro de 2002, 14h27

VEJA TAMBÉM
» Catho é acusada de roubar e-mails e currículos

O caso da suposta apropriação indevida de currículos pela Catho Online teve um desdobramento inesperado. A empresa emitiu um comunicado oficial onde compara o caso da apropriação de conteúdo à atividade de spammers. Para o presidente da Curriculum.com.br, a Catho quer "desviar o foco" do processo.

A Catho rechaçou as acusações da Curriculum dizendo que um parecer elaborado pelo jurista e professor Ronaldo Lemos da Silva Junior (FGV/Rio de Janeiro) existe e demonstra que a Catho Online agiu dentro da legalidade.

A Catho diz que "a Curriculum não possui direito autoral sobre as informações constantes em seu banco de dados". A empresa acusada dá a entender que a informação pessoal dos cadastrados no Curriculum.com.br é pública e faz uma analogia com um processo de spam: "o melhor exemplo é a propaganda eletrônica que chega até a Catho Online, oferecendo grandes volumes de e-mails para mala direta por preços irrisórios, menos de R$ 100 por milhões de endereços. Temos, hoje, 31 ofertas para venda de cadastro de e-mails".

Para Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, a defesa da Catho é "um absurdo, uma coisa é algo estar na Internet, outra é não ter dono". "Em alguns sites há listas de emails, isso não significa que estas listas estão ali para serem copiadas e vendidas para spam", afirmou Abrileri. "Essa atividade é antiética", afirmou Abrileri.

A analogia com spam, de acordo com Abrileri, também esconderia um problema maior. "A Catho quer mudar o foco do principal problema, que não se trata apenas do spam mas de atividade ilegal", diz Abrileri. "Fazer programas para roubar conteúdo de sites alheios é ilegal além de antiético e esse é o principal problema no processo da Catho", afirmou ainda o presidente da Curriculum.

De acordo com a Catho, a Curriculum tem uma disputa antiga com a empresa. "No passado a Curriculum registrou em seu nome os endereços www.katho.com.br e www.cato.com.br com o objetivo de direcionar o tráfego do site Catho para o site Curiculum", afirma o comunicado oficial da Catho. O endereço Cato.com.br redireciona hoje para o site da Catho, o Katho.com.br não está registrado no nome de nenhuma das empresas. O site Infoguerra.com.br, afirma no entanto que os endereços já pertenceram um dia à Curriculum.

Ações contra a Catho podem ser ampliadas

"Já conversei com representantes da Gelre e da Empregos.com.br e sei que estas empresas estão discutindo entrar com processo contra a Catho também", afirmou o presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri.

"Na Gelre, que é uma empresa tradicional de RH e cliente da Catho também, já foi inclusive dada uma ordem interna para não consultar mais os currículos da Catho em processos de recrutamento", afirmou Abrileri.

"Não é mais possível que as outras empresas vítimas do processo da Catho entrem na ação iniciada pela Curriculum mas há a possibilidade de abrir outras ações e as empresas estão conversando sobre isso", disse Abrileri.

A Curriculum.com.br aguarda agora a oficialização da data do julgamento.

Renata Aquino

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade