Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Spam via Windows já é uma realidade

Quinta, 17 de outubro de 2002, 12h52

Ainda é cedo para prever o impacto, mas a imagem que você está vendo ao lado pode ser a representação animada de uma das próximas pragas a perturbar os usuários da Internet – o spam de sistema. Ele é muito mais invasivo e chato do que o spam por e-mail (sim, existe spam ainda pior do que o conhecido por todos), mas em compensação é mais fácil de controlar, pelo menos por enquanto.

Trata-se de um tipo de mensagem não-solicitada enviada por um serviço do Windows, chamado de "Mensageiro" ou "Messenger". Há poucos dias, InfoGuerra publicou um artigo sobre o assunto, produzido pelo site parceiro VSAntivirus, mas não mostramos exemplos reais. Nesta quarta-feira, porém, o site The Register deu nome aos bois apresentando uma empresa que está vendendo o software específico para a tarefa. O Register também informa que um de seus leitores enviou cópia de um spam que apareceu repentinamente em seu monitor, como um mensagem de sistema, oferecendo-lhe o diploma de seus sonhos, que "não requer testes, aulas, livros ou entrevistas".

A empresa se chama Direct Advertiser e alega que 85% de todos os micros dos consumidores são capazes de exibir as mensagens enviadas com seu software. O número certamente é exagerado, mas sem dúvida a quantidade de "vítimas" potenciais é bastante elevada. E por mais que seja fácil evitar o aborrecimento, até que todo mundo esteja ciente do assunto é provável que muita gente ainda seja supreendida com spams que pipocam na sua tela, do nada. Veja um exemplo criado com o software:

Mensageiro

A ferramenta envia as mensagens utilizando protocolos para compartilhamento de arquivos e dispositivos (impressoras) em uma rede, notadamente o protocolo NetBIOS. Muitos usuários que se conectam à Internet trazem o NetBIOS ativo, mesmo quando suas máquinas estão isoladas de redes internas e não necessitam desse padrão. Segundo a empresa, qualquer pessoa pode enviar uma mensagem a qualquer outra usando o programa.

A versão gratuita envia mensagens apenas para um único número IP, mas a versão paga, que custa nada menos que US$ 699,99 (quase R$ 3 mil), faz a mesma coisa para lotes de IPs, podendo atingir milhares de pessoas rapidamente. A empresa informa ainda que está desenvolvendo uma versão cujos endereços de páginas e e-mails transformem-se automaticamente em links e sejam "clicáveis".

Se você usa Windows 2000 ou XP, clique aqui para saber como evitar esses spams de sistema. Se usa Windows 98 ou ME, basta entrar em Painel de Controle/Rede e desabilitar o compartilhamento de arquivos e impressoras e desativar os serviços NetBIOS, caso estejam ativados. Também é possível filtrar este tipo de conexão com regras de firewall.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade