Apesar da recorrente reclamação de spam, os usuários ainda gostam de receber mensagens de marketing. Segundo um estudo da Harris Interactive, consultoria especializada em comércio online, mais de 59% das pessoas aceitam ler propagandas de empresas supostamente corretas. O resultado montado com um questionário distribuído para 2,8 mil usuários demonstra que apenas 16% dos usuários consideram todas mensagens comerciais como spam. A estatística que mais se destaca na pesquisa é que 86% das pessoas afirmam que se cadastraram em sistemas de newsletters nos moldes spam.
Mesmo com a receptividade ainda em alta, o spam está com os dias contados. De acordo com um estudo da Rick Bruner's Executive Summary Consulting, mais de dois terços dos usuários da rede estão fartos da quantidade de e-mails na caixa-postal. A paciência para ler todas as mensagens está no final de acordo com o RBESC.
De qualquer forma, os provedores de Internet estão decididos a acabar com o SPAM. Seja ele proveitoso ou não. Empresas como iG, Mandic, Terra e o próprio Hotmail já compraram novos filtros para o “problema”.