Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Site do MIT é alterado por crackers

Sexta, 27 de setembro de 2002, 10h59

Um site do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), um dos ícones da ciência tecnológica atual e um dos berços da cultura hacker, foi alterado por um grupo de crackers, ontem. Identificado como ReYn0, o grupo aparentemente é francês, mas deixou uma mensagem em inglês no site: "The Question is not Why, The question is How!" (A pergunta não é por que, a pergunta é como").

Não é a primeira vez que um servidor do MIT é atacado por desfiguradores. O caso anterior mais recente aconteceu há apenas alguns dias, quando o grupo brasileiro S4t4n1c_S0uls pichou um site do Laboratório de Mídia do Instituto, fundado nos anos 80 por Nicholas Negroponte e pelo ex-presidente do MIT, Jerome Wiesner.

O grupo ReYn0 foi formado há pouco tempo. O primeiro registro em seu nome foi feito por Alldas.org apenas no mês passado e até agora constam menos de 10 sites desfigurados pelo grupo. Mesmo assim, suas vítimas possuem nomes ilustres, como Harvard, Nokia, Marinha dos EUA e Ministério do Trabalho da França.

No caso da Nokia, há ainda um detalhe curioso (e nada benéfico para a imagem da companhia). Como é comum nas desfigurações, os piratas mudaram o nome da página inicial do site, de "index.html" para "old.html", e colocaram outra em seu lugar. Acontece que os responsáveis pelo site restabeleceram a página index.html, mas esqueceram de tirar a página old.html do servidor, a qual ainda pode ser vista em www.nokia.co.zw/old.html. Está certo que o site é do Zimbábue, mas é mantido com os recursos da Nokia.

Os espelhos dos recentes ataques ao MIT podem ser vistos aqui (ReYn0) e aqui (S4t4n1c_S0uls).

Tecnologia brasileira

E por falar em crackers e tecnologia, o site do programa Prossiga, mantido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, também foi alterado nesta seguran-feira, pelo grupo Hax0rs Lab. Os piratas limitaram-se a substituir a página principal do site por outra com fundo branco em que constava apenas a frase "hax0rs lab was here!".

De acordo com informações do próprio site, que já voltou ao normal, o Prossiga foi criado em 1995 e tem por objetivo "promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas".

O espelho do ataque pode ser visto aqui.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade