Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Especialista diz que urnas eletrônicas estão com bug

Segunda, 23 de setembro de 2002, 14h07

VEJA TAMBÉM
» Acompanhe a cobertura especial das Eleições 2002 no Terra
Um dos programas instalados nas urnas eletrônicas do Rio de Janeiro possui uma falha que impede que sejam encontrados os nomes e as fotos dos candidatos a deputado estadual da maioria dos partidos. O alerta partiu do engenheiro Amilcar Brunazo Filho, responsável pelo site Página do Voto Eletrônico e por um fórum de discussão sobre o assunto, em uma mensagem postada no domingo, 22 de setembro. De acordo com outros integrantes do fórum, as urnas de outros estados, entre os quais São Paulo e Minas gerais, também apresentam o mesmo problema.

Brunazo afirma que o bug se encontra na função 4 (listar candidatos) do menu principal do programa chamado Validador Pré-Eleição, cuja função seria verificar a integridade dos dados e demais programas das urnas eletrônicas. "Este programa foi criado às pressas no final de agosto de 2002, depois que o PDT impugnou os programas apresentados pelo TSE na primeira semana do mês", diz o engenheiro.

No início de setembro, houve nova auditoria dos partidos políticos, e nova impugnação dos programas do sistema eleitoral como um todo, porque não tinham sido auditados de forma completa. A impugnação ainda não foi julgada, mas os programas já foram distribuídos para ser instalados nas urnas, segundo Brunazo.

Ele explica que, no Rio de Janeiro, quando se digita a opção 4 do menu principal do programa Validador, apenas os candidatos a deputado estadual dos partidos 11 (PPB) e 12 (PDT) são encontrados. Para todos os demais partidos a tela não apresenta nenhum candidato. "Não sei ainda qual é a natureza nem a abrangência do problema. Não sei se os partidos ausentes são os mesmos em todos os estados. É necessário verificar se está ocorrendo o problema em outras unidades da federação, uma vez que a lista de candidatos é única para cada estado, mas diferente entre estados".

Brunazo, que há anos acompanha o processo de votação eletrônica no Brasil e é um dos especialistas eleitorais da ONU, sugere que os candidatos corram até as urnas e peçam para que sejam feitos testes com o programa Validador, por meio do disquete chamado V-PRE. "Escolham a opção 4 e verifiquem se seu nome e foto aparece. Se não aparecer a única atitude sensata é dar entrada numa impugnação de todas as urnas daquela zona eleitoral". O especialista também lembra que qualquer eleitor pode assistir aos testes.

Brunazo acusa o TRE do Rio de fazer vistas grossas ao problema usando o argumento de que o programa com defeito não é importante. Na opinião do engenheiro, isto "conflita com o argumento da própria justiça eleitoral de que o sistema está garantido pela verificação de integridade", feito exatamente pelo programa validador.

As desconfianças em relação à justiça eleitoral, incluindo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e os rumores de fraudes nestas eleições, só têm aumentado com a aproximação do primeiro turno. O jornalista Carlos Pimentel Mendes, editor do jornal eletrônico Novo Milênio, postou uma mensagem na lista de discussão sobre negócios Widebiz, citando as revelações de Brunazo e várias denúncias contra o TSE, inclusive de maquinações entre o tribunal e a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

O colunista político Claudio Humberto também publicou neste domingo uma nota afirmando que arapongas hostis a FHC e a seu candidato José Serra têm certeza de que haverá uma gigantesca fraude eletrônica nas eleições, sob o comando da ABIN, para garantir a vitória do candidato do governo.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade