Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Logo Magnet Gartner aconselha corporações a esquecerem o Pocket PC

Sexta, 13 de setembro de 2002, 18h11

Um recém-lançado relatório do Gartner aponta que o Pocket PC, da Microsoft, coloca em risco a segurança dos usuários corporativos. Por ter diversas falhas e "buracos", o sistema foi considerado "inadequado" para o uso no setor corporativo.

O documento aponta que o produto da Microsoft para PDA não tem sequer os requerimentos básicos de segurança. A principal falha é que ele não tem nenhum sistema de senhas que barre invasores. Logo depois vem a ausência de criptografia e a impossibilidade de um administrador controlar o que os usuários corporativos fazem com o equipamento. Além disso, o sistema pode ser descarregado em qualquer computador sem questionar qualquer tipo de permissão.

Todos as falhas listadas pelo relatório dos consultores são visíveis a qualquer usuário do sistema. De qualquer forma, a Microsoft negou que o seu Pocket PC possa gerar dores de cabeça para os seus usuários comerciais. "Segurança é um tema que vai além do dispositivo. Com o Pocket PC, nós provemos uma plataforma de segurança que encoraja as empresas a estarem mais ativas quanto à segurança", disse Doug Dedo, gerente do setor móvel da companhia.

Apesar do dito e não dito, as afirmações de Doug Dedo não mudaram a opinião de Dion Wiggins, um dos responsáveis pelo documento do Gartner. "As promessas da Microsoft continuam vazias quanto a plataforma Pocket PC", disse ele.

Se depender da companhia, as falhas continuarão lá. A empresa reafirma que o seu produto é seguro e eventuais problemas são conseqüências da "logística" das companhias. "Eu encorajo as pessoas a colocar somente dados que realmente são relevantes aos empregados no dispositivo. Existem muitas aplicações para isso", respondeu Dedo quando questionado quanto à posição oficial da Microsoft.

O relatório de Wiggins chega até mesmo a sugerir alternativas. Segundo ele, o Palm OS 5 é uma boa saída com o seu sistema de criptografia em 128-bit e as suas opções de senha. Em paralelo vem o Symbian OS, que equipa os celulares da linha Communicatior da Nokia. A fusão do sistema do telefone com o programa da Symantec, que vem instalado, é uma das opções mais seguras para o setor corporativo na visão do analista.

Alexandre Mandl

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.



  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade