Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Logo Magnet Estudo holandês recomenda opensource para governos

Terça, 27 de agosto de 2002, 18h18

Um estudo feito pela Free/Libre/Open Source Software (http://www.infonomics.nl/FLOSS/index.htm), da Universidade de Maastrich, na Holanda, recomenda aos governos que usem software aberto para suas operações.

Os benefícios do uso de software aberto na política pública incluem contenção de gastos e a possibilidade de encontrar alternativas no mercado de software, já que negociar com um único fornecedor pode limitar e até atrapalhar atividades fundamentais de qualquer empresa, seja ela privada ou pública.

A Companhia do Metropolitano de São Paulo, por exemplo, trocou o Office da Microsoft pelo StarOffice, produto livre da Sun Microsystems, economizando R$ 500 mil por ano. Na Europa, os governos da França e Alemanha estão utilizando sistemas operacionais Open Source em alguns ministérios.

Segundo o estudo, companhias que produzem software proprietário têm a intenção de prender o usuário a seus produtos, para aumentar sua capacidade de competição no mercado. Assim, adotando o software aberto o governo estaria evitando a situação de imobilidade que o trabalho com os softwares proprietários causa.

Fabiana Bártholo

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.



  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade