Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Software permite "digitar" sem o teclado

Quinta, 22 de agosto de 2002, 10h57

Dois programadores de computador britânicos desenvolveram um programa de acesso livre, disponível na Internet, que permite aos usuários de computador com limitações físicas "digitar" usando apenas o olhar.

Apelidado de Dasher, o programa permite aos usuários selecionar visualmente as letras do alfabeto na tela do computador para formar as palavras. O sistema pode ser controlado por um mouse, por uma bolinha de rolagem ("rollerball") ou ainda por meio de um equipamento que rastreia o movimento dos olhos do usuário. Além disso, o programa deduz as intenções do usuário de completar palavras ou até frases.

"O objetivo era criar um sistema que pudesse ser tão rápido quanto um teclado e não exigisse que a pessoa tivesse dez dedos nem capacidade de utilizar o teclado", disse David MacKay, chefe da equipe que produziu o programa e membro do departamento de física da Universidade de Cambridge (Grã-Bretanha).

Os pesquisadores oferecem o software gratuitamente para todos os interessados no site www.inference.phy.cam.ac.uk/dasher/. Eles estimam que cerca de 50 mil usuários já fizeram download do arquivo do programa até o momento.

Os sistemas tradicionais de teclado na tela imitam aparelhos rastreadores dos olhos que exigem que o usuário direcione o olhar para o teclado QWERTY exposto na tela. De acordo com os pesquisadores, o Dasher é uma melhoria desses sistemas.

"É exaustivo olhar fixamente para uma tecla de cada vez em um teclado exposto na tela", disse MacKay. "Os olhos não evoluíram para apertar botões. Esse sistema (o Dasher) é mais divertido. Parece uma atividade natural para os olhos."

MacKay e David J. Ward descreveram os benefícios do uso do Dasher com um sistema de rastreamento dos olhos na edição de 22 de agosto da revista Nature. Os pesquisadores testaram o programa com dois usuários novatos e dois experientes. Compararam os resultados com os apresentados por outro grupo, que utilizou o sistema tradicional de teclado na tela.

"A velocidade máxima que conseguimos com o uso do teclado padrão na tela foi 15 palavras por minuto, com erro em 20% das palavras", disse MacKay. "Com o Dasher, após uma hora de prática, conseguimos escrever 25 palavras por minuto, e os erros foram inferiores a 5%."

MacKay concebeu o sistema Dasher há cinco anos para auxiliar grupos de vítimas de incapacidade grave, datilógrafos que usam assistentes de digitação e usuários japoneses, que sofrem limitações com os teclados tradicionais.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.



  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade