Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Sun Microsystems testa novo mercado com computador Linux

Segunda, 12 de agosto de 2002, 19h14

A Sun Microsystems anunciou na segunda-feira seu primeiro computador de baixo custo acionado pelo sistema operacional Linux, no que é visto tanto como uma virada para a empresa quanto como uma ameaça potencial aos seus tradicionais produtos.

Conhecida por máquinas que chegam a custar US$ 1 milhão e acionavam os sistemas de empresas de Internet nos anos de rápida expansão da rede mundial, a Sun agora quer conquistar uma fatia do mercado de servidores mais simples. A nova estratégia, segundo analistas, leva a empresa a correr o risco de prejudicar suas margens de lucros mais altas caso decida embarcar com entusiasmo demais no Linux.

O computador LX50, da Sun, opera com até dois processadores Pentium III da Intel, acionado por uma versão do Linux, desenvolvida pela Sun, e custa a partir de US$ 2.795.

A Sun já usa o Linux em servidores específicos mais baratos, mas eles não têm a flexibilidade necessária para concorrer com a linha principal de produtos do grupo, dizem analistas. O Linux é um sistema operacional desenvolvido cooperativamente e parte da família Unix, como o sistema operacional Solaris que a Sun desenvolveu. O Solaris tem como principais parâmetros de engenharia a segurança, confiabilidade e a capacidade de acionar máquinas mais potentes, algo que o Linux ainda não é capaz de fazer, de acordo com analistas.

Mesmo assim, as empresas cada vez mais procuram por máquinas menos poderosas com Linux, especialmente para trabalhos simples como a administração de impressões e conexões com a Internet. O fato do Linux não ser controlado por um único fornecedor é visto como ponto favorável por muitos dos usuários.

O extremo inferior do mercado de servidores é exatamente a posição escolhida pela Sun para posicionar sua nova máquina. Ela alega que o desenvolvimento do Solaris servirá de baliza para o do Linux, de modo que ambos poderão coexistir em um ambiente regido por middleware (equipamentos que conectam diferentes sistemas) da Sun, funcionando como um sistema operacional para uma rede completa.

Os rivais esperam que o Linux derrube o segmento de alta lucratividade da Sun, o de servidores maiores, à medida que ganha mais potência.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade