Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Frase sem sentido faz sucesso na Internet

Segunda, 15 de julho de 2002, 11h57

Quem imaginaria que a frase sem sentido All your base are belong to us (algo como "Todas as suas bases pertencem a nós") circularia pela Internet até em videoclips online? Na verdade, a frase é dita por um vilão no game obscuro Zero Wing (lançado em 1989 no Japão para os consoles Megadrive da Sega Genesis) e foi se espalhandopela rede.

Está "rolando" o boato de que a frase foi dita pelo vilão Darth Sidious ou pelo mestre Yoda em Guerra nas estrelas - Ataque dos clones, em cartaz na cidade. Será que a frase disse o mestre Yoda? Quem se aventura a procurá-la? A reportagem assistiu ao filme, mas não a percebeu na boca do mais poderoso Jedi. Sidious só aparece numa das últimas seqüências do filme e, com certeza, não disse a tal frase.

Mas como medida do sucesso da frase, o site Planet Tribes ficou no ano passado entre as 50 buscas mais freqüentes do Lycos.com. Um homem pichou com giz a frase na fachada do prédio central da Universidade de Carnegie Mellon no ano passado. A sentença também apareceu em tiras de quadrinhos.

Um anúncio de uma campanha da Budweiser teve o nome da cerveja retirado e a frase incluída e até o painel luminoso da Times Square em Nova York apresentou "All your base...".

A frase seria um tipo de meme, ou partícula mínima da cultura, da mesma forma que o gene é a divisão mínima de cada ser vivo. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo biólogo evolucionista Richard Dawkins, no livro O gene egoísta, em 1976. Em artigo traduzido no site da Sociedade da Terra Redonda, Dawkins explica que atribuiu um sentido negativo ao falar pela primeira vez sobre o meme, mas em 1998, no livro Desvendando o arco-íris, lançado em 1998, traz um sentido positivo. "Há uma ecologia de memes, uma floresta tropical de memes, um cupinzal de memes. Os memes não apenas saltam de mente pra mente através da imitação, na cultura. Esta é apenas a ponta do iceberg. Eles também florescem, multiplicam e competem dentro de nossas mentes. Quando anunciamos uma boa idéia ao mundo, quem sabe qual seleção quase-Darwiniana aconteceu por trás de tudo dentro de nossas cabeças? Nossas mentes são invadidas por memes, como uma bactéria antiga que invadiu as células de nossos ancestrais e se tornou a mitocôndria. Os memes fundem-se em nossas mentes tornando-se nossa própria mente", escreveu Dawkin.

E não é que recentemente cientistas irlandeses anunciaram a descoberta do gene da esquizofrenia, batizado como Dysbindin? Será que não passa de mais um meme?

Correio da Bahia

Volta para a capa | Volta para as notícias

  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade