Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Por que a Netcraft bloqueou seu site aos brasileiros

Sexta, 12 de julho de 2002, 10h20

O site britânico Netcraft finalmente forneceu uma explicação sobre o bloqueio do acesso de brasileiros a suas páginas. O bloqueio aconteceu há mais de quatro meses e perdura até hoje. Vários e-mails foram enviados ao site solicitando esclarecimentos, todos sem sucesso. A resposta veio agora por intermédio de Fredrik Östergren, atual responsável pelo site Alldas.org, que mantém uma parceria com o Netcraft.

Segundo Östergren, que se ofereceu para conseguir as explicações, a equipe do Netcraft informou que havia uma grande quantidade de bots (programas que automatizam determinadas tarefas), fazendo download de material do site. As conexões partiam de vários blocos de IPs brasileiros e eram difíceis de barrar.

Por causa disso, o Netcraft decidiu simplesmente bloquear o acesso de grande parte do Brasil a seu site. "Entendo perfeitamente a preocupação deles", comentou Östergren. "Isto também já aconteceu conosco e é um grande problema, pois os bots roubam muita banda de conexão e sobrecarregam o servidor".

Netcraft é um conhecido site de informações sobre servidores Web. Suas páginas trazem dados sobre a configuração das máquinas, tempo em que permanecem ativas, pesquisas mensais relacionando os principais tipos de servidores em uso, e outros. Tais dados são usados por administradores e jornalistas, mas também por defacers (desfiguradores) de todo o mundo, para obter informações preliminares sobre possíveis alvos de ataques.

A hipótese de ligação dos desfiguradores com o bloqueio já tinha sido levantada por Lucas Gatti, editor do site Insecure Network, o primeiro a escrever sobre o episódio. "A explicação recebida por Fredrik Östergren confirma essa hipótese", opina Gatti. "Os desfiguradores poderiam estar usando bots que ficassem continuamente acessando o Netcraft e procurando sites cujo sistema tivesse determinada falha. Poderia ser desenvolvida uma ferramenta que acessasse o banco de dados, ou algo mais precário mesmo, que fizesse o Netcraft carregar por completo milhares de vezes. Isso realmente sobrecarrega o servidor, e muito. Imagine centenas de script kiddies usando estas ferramentas ao mesmo tempo? É prejuízo na certa", conclui.

A idéia é reforçada pelo grande número de defacers presentes no Brasil. Como eles mesmos costumam escrever nas páginas que picham: "Brazil rulez!", isto é, o Brasil domina a cena underground.

O problema é que tais atitudes podem acabar manchando ainda mais a imagem do país lá fora e prejudicando usuários locais. Atualmente, quem quiser acessar as páginas do Netcraft a partir do Brasil deverá usar um servidor proxy ou serviços como o Anonymizer.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade