Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Logo Magnet Empresa desenvolve Quake para cegos

Sexta, 12 de julho de 2002, 09h36

Uma pequena empresa norte-americana quer levar o mundo dos videogames para quem não pode ver. "Vídeo" quer dizer "visão", mas o criador da empresa Jeremie Spitzer, não se importa com isto. Após lançar seu primeiro produto, um simples jogo de pôquer virtual para cegos, a empresa, ZForm, agora tem o ambicioso projeto de trazer nada menos que o Quake para quem não pode ver.

A idéia é fazer o jogo de tal maneira que os cegos (ou visualmente prejudicados, como preferem os norte-americanos) não apenas possam circular pelos corredores labirínticos e atirar em monstros, como também competir em igualdade de condições contra oponentes humanos de visão perfeita. Como? O segredo é criar um sistema de dicas sonoras que traduzem em som o que acontece na tela.

Ao passar por uma porta aberta à sua esquerda, por exemplo, o jogador ouve um assobio de vento vindo daquela direção. Do mesmo modo, armas, inimigos e pacotes de energia fazem cada qual um ruído característico, que permite ao jogador saber onde se localizam. Tudo é feito graças ao sistema de som 3D, que engana o labirinto humano dando a impressão de que sons vêm dos lados, de frente ou de trás, graças à diferença no volume relativo entre os fones de ouvido.

O Quake para cegos ainda está em desenvolvimento, mas consta que durante uma demonstração para desenvolvedores de outras empresas, um dos sócios da ZForm, que é cego, disputou uma partida de Quake contra os incrédulos presentes. E massacrou todos eles.

Renato Godinho

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade