Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

» Contato

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outer Space

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Palladium, a solução definitiva da Microsoft

Quarta, 26 de junho de 2002, 14h50

As notícias anunciam como um ambicioso plano o novo projeto da Microsoft denominado "Palladium", que será seu próximo passo no terreno da segurança para nossos computadores. Deixando de lado a ironia que provoca a pouca crença de muita gente no tema segurança relacionado com a Microsoft, o projeto sem dúvida vai gerar controvérsias, não tanto pelo fato de que funcione bem ou não, mas sim por suas implicações.

Em princípio, Palladium vai permitir que o usuário controle e proteja sua informação, baseando-se em aspectos que envolvam a privacidade, a segurança e a propriedade intelectual. Os benefícios seriam a proteção da informação ante qualquer classe de atacante, o bloqueio de entrada de vírus e worms, e a possibilidade de que o usuário participe de novos serviços e aplicações que permitam o controle de sua informação pessoal, inclusive depois que esta sair de seu computador.

Palladium pode até mesmo bloquear o spam (lixo) que chega a nossas caixas de correio eletrônico. Mas o Palladium não é só um software. Também envolve novos e especiais chips para controlar a segurança de hardware e software, que tanto Intel como AMD aceitaram produzir.

Alguns veículos de comunicação já viram apresentações do novo sistema. Por exemplo, a edição de primeiro de julho de 2002 da revista Newsweek (à venda desde 24 de junho) apresenta uma revisão do mesmo.

Embora a Microsoft não afirme que esta seja a solução definitiva para os problemas de segurança e privacidade, o certo é que o projeto está sendo desenhado para aumentar dramaticamente a capacidade de controlar e proteger a informação, tanto pessoal como corporativa.

Mas para alguns analistas, o mais importante é que pode chegar a se converter em uma plataforma que sirva de suporte a novos e inimaginados serviços, que envolvam, além disso, a privacidade, o comércio e o entretenimento. Palladium pode identificar apenas aquele que demonstrar ser o que diz, ou o que realmente provenha de quem diz ter enviado. Ninguém poderá se passar por outra pessoa. Além disso, o sistema usará criptografia de alto nível para bloquear qualquer fuga ou roubo de informação.

Também permitirá a distribuição de música e filmes com direitos digitais (DRM, sigla de Digital Rights Management), o que se pretende converter em uma solução para diminuir a pirataria. Diretamente, tudo aquilo que não fosse identificado de modo satisfatório não funcionaria. Apesar disso, o sistema foi pensado para que o usuário possa exercer seu direito de fabricar suas próprias "cópias de CD para uso pessoal", ao mesmo tempo em que os autores possam ver protegidas suas criações.

E, justamente, uma das primeiras críticas ao projeto é referente às liberdade pessoais. Por exemplo, já há quem se pergunte se um antivírus poderá discernir se um software é legal, para protegê-lo ou não. Além disso, existe um evidente ceticismo nas pessoas em relação à Microsoft e o tema segurança. Mas isso já foi previsto pela companhia, que espera nos próximos meses incentivar uma campanha educativa dirigida tanto a grupos industriais, como a especialistas em segurança, agências governamentais e também defensores das liberdades civis. A empresa até chegou à incomum medida de publicar o código-fonte do sistema.

As primeiras opiniões dão à Microsoft pelo menos o benefício da dúvida. Embora certamente já haja quem critique o projeto sem ter mais dados, só porque a companhia de Bill Gates está envolvida no mesmo. E também aqueles que temem que o computador chegue a se converter em uma ferramenta de vigilância e de controle dos usuários.

O certo, porém, é que ainda não existem muitas opiniões concretas sobre o Palladium, só especulações. Também não se sabe o que pensa a seu respeito o governo americano, já que em sua atual situação, e em conseqüência das leis antiterroristas sancionadas logo depois de 11 de setembro, um projeto como este pode ser de muito interesse.

Concretamente, por enquanto, só nos resta estar atentos a tudo o que se diga sobre o Palladium, porque logo haverá tempo para outras especulações.

(Texto de José Luis Lopez, extraído do site VSantivirus e publicado sob autorização. URL do texto original: www.vsantivirus.com/24-06-02a.htm)

Giordani Rodrigues (tradução)

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.


  FÓRUM
Deixe a sua opinião sobre esta e outras notícia
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade