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Demissão por mau uso do e-mail aquece mercado

Segunda, 10 de junho de 2002, 15h20

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As demissões na General Motors (GM), que detectou conteúdo pornográfico em e-mails eviados por seus funcionários, há cerca de duas semanas, e, mais recentemente na Ford, na semana passada, provocou um aumento considerável na demanda por soluções de contingência de e-mail e bloqueio de sites não relacionados ao trabalho.

Os fornecedores desse tipo de solução estão recebendo inúmeras consultas e vislumbram um faturamento maior para este ano. A Gaia Informática, representante nacional da alemã Group Technologies, por exemplo, registrou um aumento de 34% na demanda por soluções na última semana. A Symantec, uma das maiores fornecedoras de antivírus, contabiliza um crescimento de 25% na procura por soluções de contingência. E a Unisys, que integra soluções de segurança de rede para grandes corporações, especialmente bancos, notou um aumento de cerca de 30% no número de clientes preocupados com a questão, especialmente na esfera governamental.

Estimativas do setor apontam que o mercado é vasto, pois menos de 10% das empresas tem alguma política de uso de e-mail ou soluções de filtragem. As que mais utilizam filtros de conteúdo acabam sendo as grandes corporações nacionais ou internacionais, além das instituições financeiras.

Controle no BaúO departamento de tecnologia da informação (TI) do Baú da Felicidade, do Grupo Silvio Santos, tomou essa iniciativa quando percebeu que vinha perdendo performance de seus servidores devido ao tráfego de grande número de e-mails não relacionados ao trabalho em sua rede.

"A situação se agravou quando o servidor deu pane e perdemos a comunicação da rede", diz a coordenadora de TI, Lucia Helena Rodrigues. Com a adoção de dois filtros da Gaia - um para palavras consideradas impróprias e outro para arquivos atachados -, o retorno do investimento, ocorreu em menos de três meses. Segundo ela, o volume de mensagens diárias caiu pela metade após a utilização do filtro por palavra-chave. "Tivemos um aumento de produtividade e melhoramos a performance de nossas máquinas", afirma.

O Baú recebe, em média, mais de 10 mil mensagens ao dia. Quando um e-mail é bloqueado por um dos filtros, as mensagens são enviadas tanto para o emissor como para a administração do correio eletrônico. "Não abrimos todos os e-mails enviados, apenas quando há casos de bloqueios, e mesmo assim avisamos antes o funcionário e nunca tivemos casos de demissão por esse motivo", diz.

A Ford e a GM informaram que a política de uso de e-mail no País é igual à da matriz. Muitas empresas procuram se defender de todas as formas usando ferramentas como "disclaimer", mensagem que vai no rodapé do e-mail, dizendo que a empresa se isenta de conteúdos não relacionados à ela, como piadas racistas ou pornografia. "A política da empresa tem de ser clara para o funcionário, pois o uso indevido do e-mail pode comprometer a imagem da empresa", afirma Francisco Camargo, diretor da fornecedora de soluções de segurança CLM.

"Existe uma temática filosófica sobre a questão da privacidade do e-mail, mas que vem sendo derrubada por ser considerado um bem da empresa. Seu uso deve ser restrito ao trabalho", diz Emiliano Kargieman, vice-presidente da Core, empresa especializada em segurança.

Algumas empresas não são tão radicais, como a gigante mundial de tecnologia da informação IBM, dona inclusive de uma das ferramentas mais usadas de e-mail, o Lotus Notes. "Optamos por não intimidar nossos funcionários e confiamos no bom senso de cada um", diz o gerente de TI, Fernando Caseira. Ele diz que a empresa faz treinamentos semestrais informando a política de uso de e-mail e que não registra problemas de abusos.

InvestNews - Gazeta Mercantil

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