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CD personalizado via Web é nova arma contra pirataria

Quarta, 29 de maio de 2002, 19h10

O combate à pirataria musical na Web vai ganhar mais uma arma. As gravadoras esperam que o internauta brasileiro esqueça o livre - e gratuito - comércio online ilegal de canções e passe a comprar CDs personalizados em sites.

A partir de julho, o consumidor poderá montar online o repertório do seu CD e recebê-lo em sua casa em cerca de uma semana, disse o vice-presidente do site Imusica, Claudio Campos, em entrevista à Reuters.

Isso significa que o usuário poderá, com apenas alguns cliques, montar um disco eclético com músicas de Rita Lee e Capital Inicial e também dos novatos badalados DJ Patife e DJ Marky. O internauta também poderá definir o que virá escrito na capa do disco, que deve custar entre R$ 20 e R$ 25 reais. Para baratear o produto, as caixinhas serão mais finas, semelhantes às utilizadas nos CDs singles.

A novidade é fruto de uma parceria entre o Imusica e a fabricante de CDs Microservice. Por enquanto, o repertório está restrito ao conteúdo nacional das gravadoras parceiras, até o momento Abril Music, Trama e Indie Records.

"Estamos aguardando demais assinaturas de contrato para confirmar todas que irão licenciar (seu conteúdo) para CDs personalizados", explicou Campos.

O Imusica, no ar desde fevereiro de 2000, foi a primeira empresa nacional a comercializar música em formato digital pela Internet de forma legal e segura. São 48 gravadoras registradas e 17 mil canções licenciadas disponíveis no site. Cada canção é vendida por entre 90 centavos de real e R$ 2,20 e o pagamento é feito por cartão de crédito.

A companhia se prepara para uma mudança significativa no modelo de negócio. A partir de 14 de julho o Imusica pára de vender música em formato digital diretamente aos 30 mil usuários cadastrados e passa a funcionar como fornecedora de tecnologia para sites parceiros, entre eles MSN (da Microsoft), site da rádio Gazeta FM, Vírgula (da Jovem Pan) e as gravadoras Som Livre e Trama.

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