Informática

» Notícias

» Download

» Vírus e Cia.

» Ajuda

» Análises

» Colunistas

» Imagens

» Especiais

CANAIS

» IDG Now!

» PC World

» Wired News

» Computerworld

» Macmania

» Tucows

» Publish

» WD/Jobs

RELACIONADOS

» Outerspace

» Games

» Jornal do Brasil

» MP3Box

» Personal Web

BOLETIM

Username
Senha

Assinar
Cancelar


Sem Username?
BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Os Jacobs são a 1ª família a ter chips sob a pele

Sexta, 10 de maio de 2002, 18h25

Leslie e Jeffrey Jacobs e seu filho Derek tornaram-se hoje a primeira família do mundo a ter microprocessadores com informações médicas implantados sob a pele. Eles crêem que isso poderá salvar suas vidas.

O procedimento pioneiro, que consiste na inserção - sob a pele do braço - de um chip menor que um grão de arroz, foi realizado no primeiro centro autorizado da VeriChip em Palm Beach, na Flórida, apenas poucos dias depois que a FDA decidiu que o VeriChip não é um equipamento de tratamento médico que necessite de aprovação ou regulamentação do Governo Federal. Os Jacobs crêem que o chip vai ajudá-los a receber assistência médica mais rápida em uma emergência.

Derek, de 14 anos, é alérgico aos antibióticos comuns e seu pai, Jeffrey, está muito debilitado por anos de tratamento contra o mal de Hodgkin, uma forma de câncer. Há poucos anos, quando Jeffrey sofreu um grave acidente de carro, chegou ao hospital sem condições de explicar aos médicos sua doença. "Experimentamos o trauma, a confusão e a demora frustrante ao tentar fornecer a informação sobre a história médica de Jeffrey, que era absolutamente necessária, quando o levaram à sala de emergências", disse Leslie.

O VeriChip, que mede 12mm de largura e 2,1 mm de diâmetro, contém um dispositivo de radiofreqüência e é construído com materiais não-tóxicos que não permitem a entrada de fluidos corporais nem derramam seu conteúdo.

Um leitor digital, do tamanho de um computador de mão, passado sobre a pele faz com que o VeriChip reaja e se obtenha as informações do paciente.

Leslie lembra que foi o filho, Derek, quem teve a iniciativa de se oferecer para o implante, depois que os dois viram na TV um programa sobre a empresa Applied Digital Solutions (ADS). "Mamãe, quero ser o primeiro menino do mundo com um desses chips", disse Derek. E, conta a mãe, ele acrescentou que achava que o VeriChip poderia salvar a vida do pai.

Derek parece ter um talento nato para a tecnologia avançada. Aos 12 anos, foi a pessoa mais jovem do mundo a ser certificada como engenheiro de sistemas pela Microsoft. "Liguei para a ADS e falamos sobre nossa idéia de nos oferecermos como voluntários, como família, para que nos implantassem o chip", contou Leslie. "E não se passou muito tempo até começarem a nos chamar de os 'Chimpsons'", acrescentou.

A implantação obtém muitas opiniões favoráveis, mas não falta quem destaque o perigo de estes chips com informações pessoais se tornarem um instrumento de vigilância a serviço dos poderes estatais de repressão. As possibilidades são intermináveis: as companhias aéreas poderiam exigir, por exemplo, que os pilotos e outros tripulantes tenham um chip implantado para impedir que terroristas se infiltrem nos aviões. Ou se poderia generalizar o requisito de ter chips identificadores em determinadas profissões, ou para entrada em universidades e, com isso, através de sensores, as supostas forças supervigilantes do futuro saberiam o que fez alguém, quando e onde.

Leslie Jacobs reconhece essa preocupação, mas deixa claro que a escolha da família em submeter-se ao implante foi "totalmente voluntária". "Ninguém nos força a fazê-lo, o banco de dados somente conterá a informação que quisermos colocar à disposição e nós controlaremos quem terá acesso a esses dados e quando", explicou ela.

EFE

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade