Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Logo Magnet Fórum: Pesquisador explica fracasso do PC popular

Sexta, 03 de maio de 2002, 14h23

VEJA TAMBÉM
» Debian Linux 3.0 para Mac chega primeiro em Porto Alegre
» Miguel de Icaza e Marcelo Tosatti não vêm
» Software livre é declaração de independência para AL
» Anunciados prêmio e bolsa para software livre
As especulações sobre o fim do computador popular chegam ao fim. Wagner Meira Jr. do Departamento de Ciências da Computação da UFMG declarou que o projeto está hibernando por tempo indeterminado por "falta de apoio do governo". "A ABINEE (Associação Bras. Indústrias Eletro-eletrônicas) foi contra a fabricação do computador e o governo federal não fez nada", disse Meira.

"O apoio do governo federal sempre foi pífio nestas questões", completou o professor. "As intenções de fazer funcionar projetos como aquele são massacradas por algo como um rolo compressor, a pressão de empresas como a Microsoft", disse Meira em uma das palestras mais lotadas do FISL. "O apoio do governo federal sempre foi pífio nestas questões", declarou ainda Meira. "Parece que mesmo que o governo queira tais projetos, não os quer com força suficiente pois a pressão dos adversários é sempre maior", disse Meira. "O governo adiou a aprovação das regras de fabricação, que dariam isenção de impostos ao projeto por vários motivos diferentes", disse o professor.

Além do governo federal, outro grande culpado é o grupo de empresas de informática no Brasil. "Fomos até procurados por um grande fabricante de computadores brasileiro para fazer o computador popular", contou Meira. "Completamos o projeto, apresentamos a solução com software livre (mais barato) e a fabricação do PC nunca saiu das intenções", disse o professor. "Nos disseram posteriormente que o fabricante apenas usou a idéia do PC popular com Linux para pressionar a Microsoft a oferecer licenças mais baratas para sua linha de produtos já existente". "Aparentemente, levaram nosso projeto para a Microsoft e disseram que fariam o PC popular se as licenças do Windows não baixassem de preço, conseguiram o que queriam e continuaram usando produtos Microsoft", declarou Meira.

O projeto do PC popular com Linux chegou a ter também a possibilidade de rodar com Windows. "Mesmo assim queríamos que o Linux fosse o mais usado por ser sistema operacional livre então mesmo na solução de dual boot (que roda os dois sistemas) deixamos o Windows como boot remoto (2º sistema) para o usuário acostumar-se com um Linux mais rápido e com mais aplicativos", conta Meira.

Agora o projeto do PC popular está parado. Para ressuscitá-lo, "primeiro precisamos de apoio do governo que sem ele não dá para fazer nada, as empresas brasileiras também precisam estar interessadas", afirma Meira. Mas isso não basta.

"Quem tem que se mobilizar também é o usuário de tecnologia no Brasil", afirmou Meira. "O usuário de Linux teoricamente não pode declarar imposto de renda pois não existe versão para ele", disse Meira. "É preciso que os usuários se unam e exijam esse tipo de mudanças para que projetos como o PC popular voltem a funcionar", declarou o professor.

Renata Aquino, de Porto Alegre

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade