Ao contrário do que argumentam os críticos mais ferozes dos programas de trocas de arquivo, são os usuários deste tipo de software que mais estão suscetíveis a comprar CDs novos. Uma recente pesquisa do Jupiter Media Metrix mostra que os usuários dos programas sucessores do Napster estão mais propensos a comprar discos do que os ouvintes tradicionais de música.A mesma pesquisa conclui também que novas tecnologias como acesso à Web em banda larga e gravadores de CD estão diminuindo os lucros das gravadoras. No entanto, a situação não é tão simples. Analistas do instituto de pesquisas explicam que novas tecnologias, como programas peer to peer e CDs regraváveis, influenciam os ouvintes em ambos os sentidos, ou seja, incentivam tanto para comprar mais gravações originais quanto para piratear discos.
Entre os entrevistados, 29% dos usuários de aplicativos como o Audiogalaxy afirmam que seus hábitos de compra de música mudaram após começarem a usar estes softwares. Deste total, 19% aponta gastos maiores em música e 10%, gastos menores. A pesquisa mostra ainda que usuários deste tipo de programa estão 41% mais propensos a comprar produtos originais.
A influência de gravadores de CDs e do acesso à Internet em banda larga também foi monitorada. Segundo os dados do estudo, pessoas que usam CD-Rs tem 7% menos chances de comprar álbuns originais. Internautas que utilizam acesso em banda larga tem 17% menos.