Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Logo Magnet "Internet 0800 será cobrada por domicílio telefônico"

Quarta, 20 de março de 2002, 17h21

Desde dezembro do ano passado os brasileiros sonham em acessar a Internet sem pagar conta de telefone. Se tudo correr como promete a Anatel, o sonho começa a tornar-se realidade agora em março. A consulta pública da Internet por tarifa plana irá determinar o modelo pelo qual internautas pagarão um preço fixo mensal para acessar a Web por um fone 0800 quanto tempo quiserem.

Na Telexpo, feira de telecomunicações que acontece em São Paulo, o vice-presidente da Anatel, Antônio Carlos Valente, destacou os três modelos que a empresa colocará na consulta para acesso à Internet no Brasil. O conselheiro da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) explicou mais detalhadamente os modelos que serão postos à escolha das operadoras e provedores.

“Serão três modelos de acesso à Internet: o atual – onde o internauta paga impulso telefônico, um segundo modelo – paga-se por acesso com valor adicionado discando um número 0800 - e um terceiro modelo onde um prestador de acesso tem relacionamento direto com o usuário”, afirmou Cesaroli.

O modelo atual poderá ser modificado para pacotes de horas de acesso, como na Espanha e em Portugal. O internauta paga, por exemplo, R$ 45 mensais para 4 horas de acesso diário sem pulso telefônico. O segundo modelo poderá ser estruturado de modo que o internauta só lide com a companhia telefônica. No terceiro modelo é que o internauta poderá escolher o provedor, inspirado no modelo britânico.

Um dos motivos para a chegada do acesso 0800 no país é a disparidade de provedores nas capitais e no interior do país. Cerca de 44% da população brasileira, que vive no interior, é obrigada a acessar a Internet pagando interurbano.

"Qualquer que seja o modelo aprovado - ou mesmo se forem os três aprovados – queremos que seja não-geográfico, ou seja, paga-se um 0800 de qualquer lugar para diminuir a disparidade de serviço capital e interior", afirmou Cesaroli.

O sistema de cobrança também poderá ser semelhante ao europeu, por domicílio telefônico. "O internauta terá que optar se quer ter o serviço em casa ou no trabalho pois o sistema reconhecerá de onde provém a ligação de acesso e cortará linhas não cadastradas", afirmou Cesaroli. O conselheiro afirmou ainda que a Anatel terá reunião durante a Telexpo para marcar a data da consulta.

Leia também
Brasil poderá ter Internet com tariga plana

Renata Aquino

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright 2000 © Magnet. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade