Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

MIT cria roupa quase invisível para soldados

Quinta, 14 de março de 2002, 15h33

O assunto até parece de livro de ficção científica: soldados parcialmente invisíveis, pulando sobre muros e tratando de seus próprios ferimentos nos campos de batalha. Mas este é um projeto desenvolvido pelo Massachussets Institute of Technology (MIT) para um programa do Exército dos Estados Unidos, que pretende criar equipamentos de alta tecnologia que permitam tais façanhas.

O MIT acertou um contrato de cinco anos com o Exército norte-americano a fim de criar um centro de desenvolvimento de roupas de combate usando materiais do tamanho de átomos. Considerada uma das instituições de tecnologia mais avançadas do mundo, o MIT ajudou a colocar o homem na Lua, a desenvolver o radar e lançou a era dos computadores.

O recém-formado Instituto de Nanotecnologias para Soldados será custeado por US$ 50 milhões vindos do Departamento de Defesa dos EUA. Outros US$ 40 milhões poderiam ser doados por empresas, disse Thomas Magnanti, diretor da escola de engenharia do MIT.

Magnanti e outros dirigentes do instituto disseram prever o desenvolvimento de um uniforme leve que mude de cor como um camaleão, torne-se duro na região de ossos quebrados e consiga detectar agentes bioquímicos letais como o antraz. Conforme Magnanti, os soldados norte-americanos no Afeganistão carregam até 65 quilos em roupas e equipamentos. O objetivo do MIT é reduzir esse peso para 20 quilos.

Uma idéia é copiar as propriedades de resistência e flexibilidade da teia da aranha a fim de desenvolver tecidos a prova de balas. Mas, se o soldados quebrar uma perna, por exemplo, um xarope que corre dentro da fibra do tecido ficaria rígido, criando uma tala para estabilizar a fratura.

O tecido do uniforme também teria sensores que poderiam injetar medicamentos, como analgésicos, ou informar as condições de saúde do combatente ferido.

Volta para a capa | Volta para as notícias

Reuters Limited - todos os direitos reservados 2000.
Clique aqui para limitações e restrições ao uso.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade