Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Site de matemática vence disputa e volta ao ar

Quarta, 06 de março de 2002, 12h58

Uma história envolvendo um matemático ganhou desfecho dramático no início deste ano. A briga começou a ser travada, em outubro de 1999, em torno do site Mathworld. Trata-se de uma enciclopédia de matemática disponibilizada online pelo matemático e astrônomo norte-americano Eric Weisstein, 32 anos.

O Mathworld, inicialmente conhecido como Eric's Treasure Trove of Mathematics, é um hipertexto que interliga temas e verbetes, e aceita correções e colaborações dos internautas, sendo, dessa forma, uma referência sempre atualizada. Em 1998, Weisstein negociou com a empresa CRC Press uma versão impressa das páginas do seu site para ser publicada como uma enciclopédia. Da iniciativa, surgiu a Concise Encyclopedia of Mathematics, com quase duas mil páginas.

O site tornou-se um recurso de valor inestimável para interessados por matemática, atraindo excelente tráfego, e a enciclopédia tornou-se um best-seller matemático. O livro vendeu mais de dez mil cópias tanto em versão impressa como em CD-ROM. Inicialmente, a CRC considerava o site como uma boa promoção da enciclopédia até que, em junho de 1999, o domínio de Weisstein passou a MathWorld e a página começou a ser patrocinada pela Wolfram Research Inc., editora do Mathematica, software sobre matemática.

A CRC considerou que o público do Mathematica era o mesmo da sua enciclopédia. Para a editora, o software era um concorrente, especialmente porque agora o site da Wolfram exibia orgulhosamente um linque para o Mathworld. Como resultado, a CRC entrou com uma acção judicial contra Weisstein por violação de copyright. Segundo declaração da própria Wolfram, ela tentou manter o Mathworld no ar tanto quanto possível, mas a CRC conseguiu um mandato judicial que a obrigou a retirá-lo até o caso ir a tribunal. "Após um trabalho de uma vida, o site foi retirado do ar por alegada violação do copyright da enciclopédia feita por mim mesmo", indigna-se Weisstein.

No início deste mês, Eric informou em entrevista por e-mail ao Informática que havia vencido a batalha judicial e que o site já estava novamente no ar. Trata-se de uma enciclopédia com mais de dez mil entradas e mais de quatro mil figuras, abrangendo os assuntos: álgebra, matemática aplicada, cálculo, análise, matemática discreta, fundamentos, geometria, história, teoria dos números, probabilidade, estatística, topologia e matemática recreativa. "Finalmente, as cortes começaram a perceber que a Web é um mundo completamente novo, em que a noção de autoria ampliou-se em prol do bem comum", defende-se o matemático.

Correio da Bahia

Volta para a capa | Volta para as notícias


Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade