Informática

» Notícias

» Download

» Análises

» Compras

» Boletim

» Contato

WIRED NEWS

» Negócios

» Cultura

» Política

» Tecnologia

IDG NOW!

» Business

» Carreira

» Corporate

» E-commerce

» Internet

» PC News

» Telecom

PC WORLD

» Update

» Testes

» FileWorld

» Guia de compras

» Prática

AJUDA

» Tutoriais

» Dicas

» Dúvidas

» Vírus

» Glossário

GAMES

» Outerspace

» Terra Games

» Games Now!

COLUNISTAS

» Sandra Pecis

» Mais colunistas

CANAIS

» Computerworld

» Publish

» WebWorld

» WD/Jobs

» Istoé Digital

» Macmania

» MP3Box

» Personal Web

» Surf Point

BUSCA

digite + enter

» Terra Busca

Capa » Notícias

Infoguerra Falso e-mail do ICQ tenta roubar senha do usuário

Sexta, 15 de fevereiro de 2002, 12h40

Como se já não bastassem os vários problemas descobertos nas últimas semanas em programas de mensagem instantânea, entre os quais o mais popular de todos — o ICQ —, agora circula também um falso e-mail em nome da companhia. A mensagem tenta induzir os usuários do programa a preencher um cadastro com seu número de identificação (UIN) e sua senha.

O corpo da mensagem traz um formulário para que o usuário preencha com seus dados e o seguinte texto, em inglês:

Dear ICQ user,
The ICQ Inc. is refreshing its databases to delete the inactive accounts. Please fill in your ICQ# and your Password and then submit this form by clicking the Send button. This is everything that you have to do to keep your account active. Don't reply to this mail. After your submission you will be forwarded to our homepage and will be able to read the latest news about ICQ Inc. Unless you confirm us that you are using your ICQ legally by filling the empty spaces, you won't be able to use your ICQ account after our refreshing is over.
With best regards ICQ Inc.

Em suma, o texto diz que a ICQ Inc. está revisando seu banco de dados e cancelando as contas inativas. Por isso, você deveria preencher o formulário com o número de sua conta e senha e apertar o botão "enviar", após o que será levado à página da companhia "e poderá ler as últimas notícias". A mensagem diz também que quem não preencher o formulário não poderá usar a conta até que o suposto recadastramento esteja concluído.

O e-mail, em formato HTML, tenta imitar o layout das páginas do ICQ. A mensagem continha algumas falhas que expunham comandos do código-fonte, o que pode indicar um descuido do indivíduo que a criou ou simplesmente uma corrupção do código depois de ter sido repassado a várias pessoas.

É óbvio que se trata de um esquema para roubar as contas dos usuários. O e-mail que recebemos veio em nome de "YCQ Support" (com "Y" mesmo) e com o endereço Support@icq.com. Talvez seja por isso que o texto orienta a que o e-mail não seja respondido, pois iria acabar parando no verdadeiro suporte técnico do ICQ.

Como teste, o formulário foi preenchido com números aleatórios. Após enviar os dados, abre-se uma página do provedor Bravenet.com, que oferece vários recursos a webmasters, incluindo hospedagem gratuita. A página não está mais funcional — a mensagem que aparece informa que a conta foi cancelada.

Enviamos hoje uma mensagem à ICQ solicitando maiores informações, mas até o momento de publicação desta notícia não obtivemos resposta. Mesmo assim, basta acessar o site www.icq.com para perceber que a empresa não possui nenhuma informação sobre recadastramento de usuários e que tudo não passa de mais uma fraude eletrônica para enganar internautas desprevenidos.

Giordani Rodrigues

Volta para a capa | Volta para as notícias

Copyright © InfoGuerra 2000-2001. Todos os direitos reservados.



Fórum
Deixe a sua opinião sobre
esta notícia



Mais
Clique nas imagens para ler as notícias dos canais:

Wired News
IDG Now!
PC World
Computerworld
Macmania
WebWorld

Boletim
Receba notícias e outras informações por e-mail
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade